
A quermesse de Santo Antônio, que inaugura oficialmente as tradicionais festas juninas, começou em Bauru nesta sexta-feira (31) e vai até dia 16, três dias depois da data (13) em que o 'Santo Casamenteiro' é reverenciado e lota as igrejas Brasil afora. Como faz tradicionalmente, dentro desse período, todas as sextas, sábados e domingos, a paróquia local oferece aos interessados, a partir das 19h, uma variedade de comidas típicas, doces, salgados e brinquedos para crianças.
Neste ano, pela primeira vez, será realizado o projeto 'Santo Antônio Solidário'. Por meio dele, visitantes poderão doar um quilo de alimento não perecível e receber um ticket para concorrer a sorteios de quatro kits da Natura. Três deles nos domingos, após a quermesse, e um no Dia de Santo Antônio (13). As doações serão distribuídas entre os beneficiários dos projetos sociais da igreja.
Ainda será realizada na paróquia a Trezena — as orações que se fazem em louvor a Santo Antônio nos treze dias antecedentes a seu dia. Nesse período, ocorrerão missas diárias às 7h e às 19h. Já no dia 13, as celebrações ocorrem às 7h, 9h, 12h, 15h, 17h e 19h. A quermesse, porém, continua no final de semana seguinte.
CASAMENTEIRO
De acordo com Frei James Luiz, a ideia de "santo casamenteiro" está mais associada à fama do que propriamente aos seus sermões. No entanto, a fé neste tipo específico de intercessão teria tido início quando uma jovem pobre, desesperada por não ter o dote necessário para se casar, rogou a ele em busca de ajuda.
"O santo pegou uma pena e colocou em um lado da balança. Ele ordenou que a jovem levasse até um comerciante e que ele colocasse, em ouro, do outro lado da balança, o peso da pena. Com o dote arrecadado ela conseguiu se casar", narrou, destacando que a história é apenas uma lenda, uma vez que suas canonizações não têm relação com o tema.
Santo Antônio foi uma figura notável de seu tempo. Como frade, ele viajou por grande parte da Europa do século 13 e ajudou a consolidar o papel dos franciscanos. Quanto à festa junina, historiadores apontam que elas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses, assim como as fogueiras.
O BOLO
O tradicional bolo de Santo Antônio, neste ano, contará com uma medalhinha em homenagem ao frade em todos os pedaços da guloisema. Cada um, de 800 gramas, está sendo comercializado por R$ 30,00. Desta vez, a surpresa será um par de alianças escondidas em uma das fatias do doce. O bolo será entregue no dia 13. Também haverá venda neste dia.
SERVIÇO
A Paróquia Santo Antônio fica rua Afonso Simonetti, 1140, Jardim Bela Vista. A entrada para a quermesse será R$ 4,00. Mais informações: (14) 3222-6661.