FALTA D'ÁGUA

Crise hídrica: servidor de Bauru é visto desperdiçando água

Registro foi feito no novo prédio ocupado pela Seplan, Obras, Sear e Semma

Por Bruno Freitas | 16/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação

Carro da prefeitura foi fotografado sendo lavado em dois dias diferentes
Carro da prefeitura foi fotografado sendo lavado em dois dias diferentes

Cerca de 48 horas depois do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru anunciar maior rigor contra o desperdício de água na cidade, que enfrenta uma crise hídrica, um servidor de Bauru foi fotografado desperdiçando água, no final da tarde desta quarta-feira (15). Enquanto munícipes relatam torneiras secas por até 8 dias seguidos, uma viatura (Renault Logan branco PM 264) foi lavada com mangueira às 16h45, na garagem do prédio da Vila Pacífico, agora sede das secretarias de Planejamento (Seplan), Obras, de Administrações Regionais (Sear) e Meio Ambiente (Semma).

E não foi a primeira vez. Na quinta-feira da semana passada (9), o mesmo veículo da prefeitura foi limpo da mesma maneira, com água abundante. Neste caso, o flagrante ocorreu por um munícipe às 16h55. Acionada, a Secretaria de Obras, por meio da assessoria de imprensa, informa que já orientou o servidor em questão, bem como os demais, para o uso de outras formas para a limpeza de veículos.

LEI MUNICIPAL

Desde segunda-feira (13), o DAE passou a intensificar as ações contra o desperdício de água, principalmente nas regiões abastecidas pelo Rio Batalha. A lei municipal nº 6.608 de 2014 que ordena sobre o controle de desperdício de água potável distribuída para consumo será aplicada, informa a autarquia.

De acordo com ela, o departamento dispõe de fiscais para promover a conscientização dos consumidores, com informações sobre a importância do uso adequado da água, especialmente neste período de estiagem. O objetivo é combater o desperdício de água potável através da fiscalização e aplicação de multa.

Segundo a lei, lavar calçadas e molhar ruas com uso contínuo de água; manter torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d’água e reservatórios, tubos ou mangueiras eliminando água continuamente; bem como a lavagem de veículos estacionados em vias públicas com uso contínuo de água são ações que constituem desperdício. A exceção à regra são os lava cars.

MULTAR

O fiscal que flagrar o consumidor desperdiçando água potável, em um primeiro momento, de acordo com o DAE, vai orientar sobre o uso racional da água para que a prática não se repita, registrando uma advertência e, posteriormente, notificando o endereço. Se ficar constatada a reincidência, será aplicada multa de 50% sobre o valor registrado com o consumo de água do mês anterior. A cada repetição será imposta nova multa de 50% sempre sobre o valor da conta anterior.

Questionada sobre o flagrante, a autarquia informou, por nota, que tem orientado o expediente da administração pública municipal quanto à importância do uso racional e do controle do desperdício de água potável distribuída para o consumo.

DENÚNCIA

Para contribuir, a população pode comunicar o DAE sobre os casos de desperdício por meio do telefone 0800 7710 195, pelo WhatsApp (14) 3235 6123, ou pelo e-mail fiscalizacao@daebauru.sp.gov.br. Os munícipes também podem enviar flagrantes ao JCNET, pelo WhatsApp (14) 99754-5396.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.