MODA

O que você deseja expressar com sua imagem?

Por Fernanda Cavenaghi | 11/05/2024 | Tempo de leitura: 3 min

As pessoas não querem mais ser iguais. O conceito mudou! Não há mais padronização, padrão único. As pessoas não querem mais o que está sendo imposto, querem mostrar a sua personalidade, querem se diferenciar das outras. Aqui entra o tema de hoje: o visagismo. Vamos nessa? A personalização é a grande tendência da atualidade, especialmente no que se refere à imagem pessoal. Sentir-se belo e único é muito importante atualmente.

Beleza e estilo não são vistos como coisas fúteis e superficiais. Estilo é fundamental e expressa conteúdo como valores, conceitos e até filosofia de vida. A criação de beleza com estilo estabelece uma identidade personalizada. Trocando em miúdos, isso é visagismo.

Vou explicar na prática. Você já reparou que determinadas armações de óculos ficam deslumbrantes para certas pessoas e para outras nem tanto assim? Algumas mulheres ficam incrivelmente lindas de franjas enquanto outras, não? Alguns homens parece que nasceram para ter um determinado estilo de barba, enquanto outros não combinam de jeito nenhum? Saber o melhor corte, penteado e coloração de cabelo, melhor maquiagem, melhor desenho de barba, melhor acessórios, como óculos e brincos para cada formato de rosto pode não ser uma tarefa muito fácil. Muitas dúvidas surgem na cabeça da maioria quando o assunto é: o que fica melhor para o meu formato de rosto? E realmente, saber as respostas para essas dúvidas não é tão óbvio assim, uma vez que é preciso conhecer os fundamentos da linguagem visual, é preciso autoconhecimento.

Como?

Para ajudar a chegar nas respostas desejadas, primeiramente, duas perguntas: O que você quer expressar com sua imagem? Qual é o formato do seu rosto? É o formato do rosto e o que se quer expressar com sua imagem que indicarão o estilo de cabelo, a maquiagem, a barba e os acessórios mais adequados.

Os óculos, por exemplo, deixaram de ser um instrumento que auxilia apenas na visão. Hoje são vistos como peça eficaz da moda, personaliza e confere estilo pra quem os usa. Têm o poder de mudar completamente o estilo de um look.

Os óculos devem refletir a personalidade de uma pessoa. Não devem aparecer mais que o rosto, devem estar em harmonia com ele. Quando adequados ao estilo e ao formato de rosto eles passam a ter importante papel no charme de uma pessoa. Os óculos precisam fazer parte de sua expressão. O formato do rosto é determinante na escolha do modelo.

De dentro pra fora

A imagem pessoal tem de revelar as qualidades interiores da pessoa e refletir sua personalidade. E isso inclui desde a escolha do corte de cabelo, maquiagem, barba até a escolha de acessórios e roupas. Esse trabalho do visagista envolve valorizar aquilo que é belo na pessoa e o que é característico de seu grupo étnico, levando em consideração sua personalidade e seu estilo de vida.

O visagismo coloca em evidência o que há de único num rosto. Por meio do visagismo é possível resgatar o indivíduo da massificação e da uniformização e integrar beleza e estilo a uma identidade própria. É quando a imagem interior se encontra com a exterior. Não é demais?!

Autoconhecimento

Para as pessoas que querem melhorar sua aparência física é fundamental o autoconhecimento. É fundamental conhecer seu formato de rosto, seu tom de pele, seu estilo pessoal e o que deve ser valorizado ou não, e assim você saberá escolher melhor as soluções apropriadas para seus tipos e para qualquer ocasião. Autoconhecimento é a ferramenta para conquistar a satisfação e encontrar as respostas para as perguntas que aqui levantamos.

Deixo o meu convite para olhar com carinho para si mesmo, para refletir sobre o que você tem de melhor e o que realmente deseja expressar com sua imagem. Essa experiência pode ser reveladora! Há beleza em todos os formatos de rosto. Estabelecer uma identidade própria é fundamental, não existe nada mais precioso. Pense nisso!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.