
Em reunião com filiados e apoiadores na manhã deste domingo, o PT de Bauru decidiu que terá candidatura própria à prefeitura nas eleições de 2024.
Ainda não há um nome definido, embora o presidente da legenda Cláudio Lago tenha antecipado disposição para encabeçar a chapa.
O prazo para que os demais manifestem interesse na disputa e encaminhem seus nomes ao diretório vai até a próxima sexta-feira (10).
O JC apurou que uma ala do partido costura a possibilidade de lançar Iarinha Costa, professora da rede pública, à disputa majoritária.
Mais de 20 filiados defenderam o nome da integrante do magistério municipal à candidatura petista. "Iara Costa fincou suas raízes na cidade de Bauru que tanto ama e onde pretende deixar seu legado", afirma uma carta aberta divulgada por esses integrantes.
Há a necessidade de que o nome seja aprovado por dois terços dos votos para que seja definido até a próxima sexta-feira (10). Caso contrário, o partido deve abrir uma votação entre os filiados para que eles definam o nome para encabeçar a chapa.
A reunião desta manhã não discutiu nomes à vice-candidatura, o que só deve ser colocado em pauta após a definição sobre quem, afinal, será o candidato ou a candidata da legenda.
A definição sobre a candidatura própria é apenas o primeiro passo do PT rumo às eleições deste ano.
Isso porque a legenda está em federação com o PV e o PCdoB, o que significa que deve decidir conjuntamente com os demais coligados.
Essa decisão, por sua vez, precisa de aval superior - seja do diretório estadual ou do nacional - para se tornar concreta.
Já há um acordo, porém, sobre o número de candidatos à Câmara Municipal que cada legenda vai lançar. O PT vai liderar com 13 candidatos, seguido por 6 do PV e outros 3 do PCdoB.