
Campos do Jordão, considerada a cidade mais alta do Brasil, a 1.628 metros de altitude e distante apenas 172 quilômetros da capital paulista, é o local ideal para viajar em família, casal ou na companhia de amigos. De acordo com o estudo do Observatório do Turismo, que usa os dados do IBGE, Sebrae e Data MPE Brasil, em 2023, a cidade recebeu 5.505.230 visitantes, crescimento de 9% em relação a 2022. Ou seja, o destino está cada vez mais no roteiro dos brasileiros. Campos do Jordão está muito além do centro comercial, o famoso Capivari. O município é conhecido por sua beleza, arquitetura, romantismo, turismo de luxo e, principalmente, ecoturismo.
CLIMA E NATUREZA
Um dos maiores atrativos de Campos do Jordão é o seu clima de montanha agradável durante todo o ano. No verão, as temperaturas amenas possibilitam um alívio bem-vindo do calor intenso das cidades vizinhas. Já no inverno, o frio traz a oportunidade de desfrutar a névoa matinal e noites estreladas. No outono e na primavera, o clima é convidativo para vestir um casaco, tomar um vinho e saborear as delícias da gastronomia local. Os visitantes podem explorar trilhas que atravessam florestas de araucárias e cruzam riachos cristalinos. Os parques são um paraíso para os amantes da biodiversidade.
GASTRONOMIA
A gastronomia é outra razão pela qual Campos do Jordão é tão amada pelos visitantes. A cidade tem restaurantes charmosos, sofisticados e aconchegantes, que servem desde pratos internacionais até a deliciosa culinária regional. As refeições típicas são as fondues, trutas frescas e os deliciosos chocolates artesanais. Os destaques gastronômicos são o Alto da Brasa, Dona Chica, Elio Cucina, Ludwig Restaurante, Mercearia Campos e Vila Chã, além de vinícolas tradicionais como a Santa Maria.
CAMINHO DO HORTO
O Parque Estadual Campos do Jordão (Horto Florestal), que tem mais de 8 mil hectares, conta com trilhas bem conservadas em que os visitantes têm a oportunidade de observar uma grande variedade de flora e fauna, além de aproveitar experiências como arborismo, atividades ao ar livre, passeios de bicicleta e piqueniques. O Zoom Bike Park, parque recreativo com trilhas para mountain bike de diferentes graus de dificuldade, é o ponto ideal para os apaixonados por esportes radicais. O Parque da Lagoinha é parada obrigatória. Refúgio tranquilo e encantador cercado pela exuberante natureza da Serra da Mantiqueira. A Casa Araucária e o projeto social Maostiqueira, que capacita pessoas da comunidade para trabalharem com a lã e criarem produtos artesanais feitos deste item 100% natural, são locais que os turistas ficarão encantados, principalmente por conta da paisagem. Os visitantes podem aproveitar o Caminho da estrada de ferro, em que a pessoa tem a oportunidade de fazer um passeio na Maria fumaça.
E quem gosta de provar novos sabores etílicos, deve conhecer a Caras de Malte. Outro destaque é o restaurante Dois Rios, inserido em uma paisagem sem igual e conduzido pela chef Patrícia Sampaio Bettencourt e seu companheiro Carlos Bettencourt.
ALTO LAJEADO
O roteiro do Alto Lajeado é bem diversificado e encanta o público de todas as idades. O visitante pode começar com o Tarundu, parque com 25 atrações de lazer para todos os gostos, em que a pessoa tem contato com a natureza em uma área de 500 mil m² de mata preservada, a 1.700 metros de altitude. Já o Parque Amantikir tem um conjunto de jardins e diversos pontos interativos. São mais de 700 espécies de plantas ao longo dos 60 mil m², abertos à visitação durante todos os dias do ano. O colorido dos canteiros é cenário para lindos registros fotográficos. O Parque Bambui, complexo de lazer que faz parte da propriedade do Hotel Toriba, oferece uma experiência imersiva na natureza em uma área de 336 mil m². Por outro lado, a Fazendinha Toriba possui diversos animais domésticos que podem ser tocados e alimentados pelos visitantes.
ALTO DO BOA VISTA
Os atrativos desse trajeto são destinados àqueles que amam conhecer a história e cultura local. O Palácio Boa Vista, residência oficial de inverno do governador do estado de São Paulo, é um passeio inesquecível. O Museu Felícia Leirner, que divide espaço com o Auditório Claudio Santoro, que é a casa do Festival de Inverno de Campos do Jordão, está localizado em uma área de aproximadamente 35 mil m². Ali é possível contemplar a arte perfeitamente integrada à natureza. O Mosteiro São João, próximo ao centro, é um lugar tranquilo com missas regulares, cânticos gregorianos, um maravilhoso jardim e lago.
PORTAL - CAPIVARI
Os pontos mais tradicionais de Campos do Jordão estão localizados no centro e merecem ser conhecidos. O famoso teleférico é um deles. Por ali também fica o trenó, que consiste em um carrinho que se desloca até 40km/h sobre um trilho de 485 metros de extensão; e o famoso bar de gelo Iceland, um universo abaixo de zero com estrutura composta 100% por gelo.
ITAPEVA
Nesse roteiro tem o Bosque do Silêncio, a Fazenda Prana, o Parque da Floresta Encantada e a Fazenda Saint Clair.