LUTO

Morre em Bauru a ginecologista e obstetra Maria Cecília Sahade

A despedida será no Centro Velatório Terra branca, das 13h30 às 16h30

04/05/2024 | Tempo de leitura: 1 min

Arquivo pessoal

Maria Cecília D. Sahade fez mais de cinco mil partos em quatro décadas de atividades, em Bauru
Maria Cecília D. Sahade fez mais de cinco mil partos em quatro décadas de atividades, em Bauru

Morreu, neste sábado (4), a ginecologista e obstetra Maria Cecília D. Sahade, aos 73 anos. Com uma carreira consolidada em Bauru, ela fez mais de cinco mil partos ao longo de quatro décadas, após formar-se na Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB) - hoje, Unesp.

E foi justamente na universidade que conheceu o médico angiologista e cirurgião vascular Constantino José Sahade, com quem se casou tão logo terminou a residência, em 1977. Juntos, tiveram três filhos: Nara, Estela e Pedro. Todos nascidos de parto normal com peridural contínua, ou melhor, sem dor, procedimento defendido por ela desde que chegou a Bauru, em 1980.

Conhecida pela força e sensibilidade, era apaixonada pela família, sendo que nos últimos anos, já aposentada, dedicava-se também aos netos (alguns trazidos ao mundo por ela própria).

Natural de Ribeirão Preto, era a mais velha de sete irmãos. Estudiosa, passou em medicina assim que saiu do ensino médio. Quando o companheiro de vida dela, Constantino José Sahade, terminou a residência, vieram para Bauru. Por aqui, ela trabalhou na Maternidade Santa Isabel, onde atuou até 2010.

Maria Cecília contava ter ficado até sete horas ao lado de uma mulher em trabalho de parto. Dizia ainda ter aprendido com a medicina as mais variadas formas de amor. “Ajudei, pelo menos, duas gerações de mães. Acredito que, ao longo das últimas quatro décadas, tenha cumprido o meu papel de cuidar bem da criação feita à imagem e semelhança de Deus”, afirmou na última entrevista.

A despedida de parentes e amigos será no Centro Velatório Terra branca, situado na quadra 5 da rua Gerson França, das 13h30 às 16h30. Às 17h, ela será sepultada no Cemitério do Ypê.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Cristiane
    04/05/2024
    Ginecologista obstetra que dava além de cuidados, amor a carinho aos pacientes, ela acolhia. Uma pessoa maravilhosa.