COLUNISTAS

Juntas de Missões

Por Hugo Evandro Silveira | 13/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril

As Juntas de Missões, que são agências missionárias Batistas, têm como propósito levar o amor de Deus às pessoas e aos povos por meio de ações estratégicas adaptadas às necessidades específicas de cada região, tanto no Brasil quanto ao redor do mundo. Ao longo das últimas décadas, as Juntas de Missões Batistas tem desenvolvido e implementado estratégias para alcançar todas as áreas do Brasil, incluindo localidades de difícil acesso e, também países que estão fechados à pregação do Evangelho, com destaque para a região conhecida como Janela 10/40, onde se encontram nações fechadas para a evangelização.

A Junta de Missões Mundiais, uma entidade missionária ligada à Convenção Batista Brasileira (CBB), mantém uma presença global em 84 países, com 1.963 missionários, conforme relatório de 2023. Estabelecida em 1907, sua missão envolve não apenas a expansão do trabalho missionário para além das fronteiras do Brasil, mas também o despertar e preparar vocacionados para o serviço missionário, além de diversas outras iniciativas que contribuem para a disseminação do Evangelho pelo mundo. Seu objetivo principal é expressar o amor de Deus às diferentes nações por meio de ações estrategicamente planejadas, adaptadas às necessidades específicas de cada país. Nos últimos anos, Missões Mundiais tem se dedicado a aprimorar suas iniciativas em países que estão sob regimes ditatoriais e fechados à mensagem do Evangelho. Para isso, a organização tem desenvolvido planos de metas específicos, que orientam e impulsionam o avanço evangelístico globalmente. O cerne do trabalho missionário é garantir que todas as comunidades sejam ao menos alcançadas, impactadas e transformadas pela poderosa mensagem do amor divino.

A Junta de Missões Nacionais opera em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, sustentada por contribuições das igrejas Batistas em todo o país. Seja em áreas rurais, florestas, margens de rios, cidades do interior, metrópoles, favelas, áreas residenciais privadas, prisões, ruas ou vielas, a Junta Nacional desenvolve estratégias para garantir que todos tenham acesso à mensagem transformadora do Evangelho de Cristo. Fundada em 1907, no estado do Rio de Janeiro, a organização tem trabalhado incansavelmente para atender às necessidades, amparar os marginalizados, proteger nossas crianças e alcançar comunidades menos evangelizadas por meio da formação de discípulos e líderes. O alvo final, em qualquer uma de suas ações, é cumprir a Grande Comissão: "Então, Jesus aproximou-se deles e disse: 'Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que Eu lhes ordenei. E Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos'." - Mateus 28.18-20.

Assim, as Juntas operam com uma confiança total em Deus, fundamentando seu trabalho na oração e nas Escrituras Sagradas. Reconhecendo que a obra missionária é divina e que os missionários são apenas colaboradores, eles se esforçam para viver de acordo com os princípios morais e éticos da Palavra de Deus. Trabalhando de forma unida, valorizam os dons e talentos individuais para servir ao próximo, motivados pelo amor de Cristo diante das dificuldades e injustiças do mundo. Como resultado, as Juntas buscam envolver as novas gerações no cumprimento do mandato missionário, adaptando-se de maneira dinâmica e inovadora às mudanças sociais, culturais e tecnológicas.

Hoje, sábado (13), a Igreja Batista do Estoril, em total compromisso com a denominação Batista (CBB), realizará a partir das 15h o que estamos chamando de "Feira Missionária" (Feira das Nações). O evento ocorrerá em frente à Igreja Batista do Estoril e ao Colégio Batista, na rua Virgílio Malta 21 (quadra fechada), com diversas barracas oferecendo comidas típicas de diferentes partes do mundo. O trabalho da nossa equipe na área da culinária é especial, garantindo uma variedade de sabores deliciosos em cada barraca. A principal finalidade da nossa Feira das Nações é apoiar os missionários que estão dedicados em diversos locais ao redor do mundo. Todo o lucro obtido será destinado à Junta de Missões Mundiais, contribuindo para abençoar missionários e missionárias brasileiras que estão em serviço em várias partes da Terra. Estendemos o convite a todos para participarem, desfrutarem das opções culinárias oferecidas e contribuírem para o trabalho vital dos nossos missionários brasileiros, que estão espalhados pelo mundo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.