OPINIÃO

Entrelinhas

05/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

JC Imagens

Filiou 1

O Novo de Bauru vai anunciar até este final de semana a filiação do vereador Coronel Meira, um dos principais nomes da oposição e que já pediu desfiliação do União Brasil. Ele vinha sendo sondado por caciques partidários para encabeçar uma candidatura à prefeitura, mas o projeto esfriou nos últimos meses.

Filiou 2

Há indicativos de que o vereador possa ser o candidato a vice da sigla numa chapa encabeçada pelo ex-presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE) José Clemente Rezende, que deixou o Cidadania algum tempo atrás e migrou para o Novo em 2024. A legenda hoje tem um vereador na Câmara de Bauru, Eduardo Borgo, mas passa a ter dois com a filiação de Meira.

Janela 1

Hoje, por sinal, é o último dia da chamada janela partidária, período no qual vereadores podem mudar de legenda sem prejuízo do mandato. Até aqui, além de Meira, outros sete parlamentares já mudaram ou deverão mudar de partido.

Janela 2

Júnior Lokadora, por exemplo, trocou o PP pelo Podemos, de Dr. Raul. Beto Móveis, ao que tudo indica, sairá do Cidadania rumo ao PSD, da prefeita Suéllen Rosim. O mesmo movimento fizeram Miltinho Sardin e Marcelo Afonso, que antes estavam no PRD. Fabiano Mariano, por sua vez, deixou o PDT para migrar ao Solidariedade.

Janela 3

Markinho Souza, tucano por alguns anos, entrou em conflito com a cúpula do partido - que não abre mão da oposição - e se filiou ao MDB, de Rodrigo Mandaliti. Movimento quase inverso fez Guilherme Berriel, ex-emedebista que agora está no PSB, de Rosana Polatto.

Arquivou

O Ministério Público de Bauru pediu o arquivamento da investigação que apura se a secretária Giulia Puttomatti cometeu crime de falso testemunho ao negar, numa reunião pública da Câmara Municipal, que a mãe da prefeita Suéllen Rosim (PSD), a bispa Lúcia Rosim, tivesse comparecido a uma negociação do governo com a cúpula da Uninove, em São Paulo.

O caso

A investigação foi instaurada a partir de uma representação encaminhada pelo vereador Eduardo Borgo (Novo), que contestou a frase da secretária depois que o próprio diretor da Uninove confirmou a presença de Lúcia na reunião. A mãe da prefeita com frequência acompanha a agenda da filha em outros municípios ou em Bauru. O MP considerou que Puttomatti "voltou atrás" da declaração, o que faz com que eventual denúncia perca o objeto.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.