REUNIÃO ORDINÁRIA

Conseg quer ampliar divulgação de programas à mulher

Este e outros temas serão abordados em reunião ordinária desta quarta-feira (20), às 9h

20/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Guilherme Matos

Francisco Antonio de Toledo Soares Neto (diretor jurídico), Denise Lima Marques (Segunda Secretária) e Primo Alexandre Mangialardo (Presidente)
Francisco Antonio de Toledo Soares Neto (diretor jurídico), Denise Lima Marques (Segunda Secretária) e Primo Alexandre Mangialardo (Presidente)

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Centro-Sul, de Bauru, se reúne nesta quarta-feira (20), a partir das 9h, na Câmara Municipal. A entidade, que tem o objetivo de estreitar laços entre a população e as forças policiais, quer usar o encontro para colher propostas de ampliação da divulgação de serviços de assistência para mulheres, principalmente àquelas que foram vítimas de violência.

Denise Lima Marques, segunda secretária do Conseg, que presidirá o evento, explica que o conhecimento a respeito desses serviços permite que as vítimas saibam onde devem se socorrer. "Sem conhecer os protocolos de assistência oferecidos pelo poder público, algumas mulheres deixam de procurar seus direitos. A divulgação é um modo de fazer com que se sintam amparadas e protegidas", explica.

Na reunião desta quarta, o conselho trará autoridades do município para integrar as discussões. Entre os nomes estão Márcia Negrisoli, presidente da subseção de Bauru da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e Gabriela Gavioli, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB.

A entidade também espera a participação de Lucia de Fatima Silva Rosim, presidente do Fundo Social de Solidariedade e mãe da prefeita Suéllen Rosim (PSD), que também foi convidada para a reunião.

"Esse encontro no Mês da Mulher contará com a presença dessas autoridades femininas porque entendemos que é necessário expor e relembrar a atuação delas perante a população. A sociedade ainda é sexista e é necessário reiterar que as mulheres ocupam estes espaços de destaque", afirma Francisco Antonio de Toledo Soares Neto, o diretor jurídico do Conseg Centro-Sul.

OUTRAS PAUTAS

O conselho também solicitará apoio à prefeitura para contratação de estagiários para a Delegacia da Defesa da Mulher (DDM) de Bauru, que têm enfrentado dificuldades para atender às demandas.

Além disso, o Conseg vai discutir a construção de um novo espaço para atender mulheres vítimas de violência.

Encabeçado pela DDM, em parceria com a Prefeitura de Bauru e a OAB, o local pretende reunir o atendimento da delegacia aos outros serviços de suporte.

"Quando uma mulher que sofreu algum tipo de violência vai até a DDM, ela precisa, em seguida, se deslocar até outros espaços para prosseguir com a denúncia. Às vezes, essa pessoa não tem dinheiro para o passe do ônibus, o que pode gerar a desistência. Um espaço que inclua todos esses serviços deve ajudar muito", destaca Denise Lima Marques.

"Quanto menor a possibilidade financeira de uma vítima de violência, mais ela se expõe e mais vulnerável fica. Bauru, por mais moderna que seja, tem graves problemas de desrespeito à segurança da mulher", complementa o presidente do conselho Primo Mangialardo.

SERVIÇO

A reunião ordinária do Conseg deste mês ocorrerá na Câmara Municipal de Bauru, localizada na praça Dom Pedro II, 1-50, Centro. A entrada é gratuita e o conselho pede a participação da população. O Consseg também vai receber demandas da sociedade civil para melhorias nos atendimentos.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.