OPINIÃO

Descompromisso com políticas públicas em Bauru

Por Éderson Silveira | 09/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min

A cidade de Bauru enfrenta um desafio significativo: a falta de compromisso com políticas públicas essenciais para o seu desenvolvimento.

Embora seja um centro regional importante, a ausência de uma abordagem séria e engajada em relação a questões cruciais tem impactos negativos sobre a qualidade de vida de todos nós habitantes e sobre o potencial de crescimento da comunidade.

Esse não é um problema apenas da administração atual - apesar que nessa gestão, os problemas estão piores - mas de administrações passadas, onde no momento atual vemos a falta de um ponto muito importante: falta de projeto, mas não um projeto de um governo apenas, mas um projeto para a cidade mesmo com troca de mandatários.

1 - Educação em crise: O desafio do desinteresse

Um dos setores mais afetados pelo descompromisso com políticas públicas é a educação. A infraestrutura escolar muitas vezes deixa a desejar, com escolas em estado ruim para a comunidade escolar como um todo. Falta de acessibilidade, estrutura, infiltrações, sujeira - sendo esses mesmo tendo gasto quase R$ 35 mi - falta de investimento em tecnologia e recursos didáticos, gastando mais de R$ 5 mi para ser obsoleto no sistema educacional do município.

Além disso, estamos vendo atualmente a falta da valorização dos profissionais da educação é insuficiente, resultando em greves e causando um grande transtorno para a sociedade.

2 - Saúde pública: Um sistema fragilizado

Outro ponto crítico que estamos acompanhando em nossa cidade é o sistema de saúde pública, que sofre com a falta de investimentos e planejamento adequado. UPAs E UBS da cidade sem lençóis, medicamentos e até mesmo o pão para aqueles que estão internados estão em falta.

Descaso com o contribuinte que deseja um mínimo de dignidade num momento de saúde fragilizada. Falta de médicos e quando tem, muitos nem olham para o paciente, nem ao menos se levantam para auscultar o munícipe.

Falta de ar condicionado para "amenizar" o momento ruim que estão tendo, mesmo sendo sabido que a secretaria de saúde possui mais de 100 aparelhos que foram comprados mas não instalados, longas filas de espera pois a rede municipal não possui aparelhos para fazer raio X ou outro tipo de exame.

3 - Infraestrutura urbana: Um sistema fragilizado

A infraestrutura urbana é frequentemente negligenciada, refletindo a falta de compromisso com o bem-estar da comunidade. Ruas cada vez mais esburacada, praças abandonadas, cidade suja, sendo esse último muito por culpa da população e o eterno problema de drenagem da Nações que mandatário algum tentou resolver.

4 - Meio ambiente em risco: Ausência de sustentabilidade

O meio ambiente também padece com a falta de políticas comprometidas com a sustentabilidade. A gestão inadequada de resíduos sólidos, a escassez de áreas verde e a ausência de programas de conscientização ambiental contribuem para a degradação do ecossistema local.

5 - Participação cidadã: O chamado para a mudança

A solução para o descompromisso com políticas públicas, não reside apenas nas mãos dos gestores, mas também na participação ativa da comunidade. A conscientização sobre a importância do envolvimento da sociedade, a cobrança por transparência e a exigência de ações concretas, são fundamentais para romper com esse ciclo de negligência.

Resumindo: Bauru possui um potencial e merece um compromisso com políticas públicas eficazes e focadas no bem-estar de cada um de nós.

É imperativo que os líderes locais assumam a responsabilidade, ouçam as necessidades da comunidade e implementem ações concretas para construir uma cidade mais justa, saudável e próspera.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.