COLUNISTA

Março amarelo: mês de alerta sobre doenças renais em pets

Por Thaís Viotto |
| Tempo de leitura: 2 min

A Coluna Animal animal dessa semana seguindo a linha dos meses temáticos coloridos (por exemplo: outubro rosa, novembro azul e dezembro laranja), vai trazer o março amarelo, mês de prevenção a doenças renais em cães e gatos.Assim como os seres humanos, os animais também podem sofrer de doenças renais. Atualmente, a medicina veterinária tem avançado no sentido de diagnosticar e tratar essas doenças, graças ao avançado sistema que temos de laboratórios veterinários.

A médica veterinária convidada para falar um pouco sobre as doenças renais é a Andressa Rosseto, da clínica Nefropatas, especialista em tratamento de doenças renais. A veterinária alerta que: exceto em casos onde o animal já nasce com uma má formação, o que chamamos de congênito, o que torna um animal renal são as agressões que esse rim sofre ao longo da vida, por exemplo, o uso prolongado de antiinflamatório, alimentação de má qualidade, demora no diagnóstico de doenças infecciosas ou o tratamento incorreto delas. Os principais cuidados são aqueles que já estamos cansados de saber, mas que as vezes acabamos deixando de lado, como uso de antiparasitários, coleira repelente, vacinação e check-ups anuais e principalmente, não usar nenhum tipo de medicação sem orientação veterinária.

Andressa Rosseto orienta que os tutores de pets observem os seguintes sintomas: vômitos, aumento da ingestão de água, urina de coloração mais clara e em maior quantidade, falta de apetite, desânimo e em casos mais avançados, um odor bem forte vindo da boca do animal...já acendem um alerta ao tutor para levar o pet a um veterinário de preferência um especialista. É possível contar com a hemodiálise também para animais.Ao contrário dos humanos, os animais não precisam ser submetidos a hemodiálise continuamente, pelo resto da vida, as sessões são realizadas para tirar o animal da crise tóxica que está.A hemodiálise não é indicada em todos os casos de alteração renal, mas quando o diagnóstico é estabelecido pelo clinico e depois de 48h não há resposta positiva, já é indicado procurar um nefrologista veterinário.

Que tal aproveitar esse mês de março para levar seu pet ao médico veterinário de sua confiança e submete -lo a um check up ? A prevenção de doenças sempre é a melhor opção para o pet e para o tutor. O custo de prevenir é sempre mais baixo do que o de tratar e as chances de sucesso são maiores também. Prevenir é sempre o melhor remédio.

Thaís Viotto

Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru) e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA).

Comentários

Comentários