CINEMA

Limpador de banheiro tenta Oscar para Wim Wenders e para o Japão

Wenders sempre teve um gosto pelo excepcional, o desconhecido, por aquilo que está distante dos olhos do resto do cinema

Por FolhaPress | 27/02/2024 | Tempo de leitura: 1 min

Divulgação

Koji Yakusho e Arisa Nakano em ‘Dias Perfeitos’
Koji Yakusho e Arisa Nakano em ‘Dias Perfeitos’

Acompanhar por duas horas a rotina de um senhor responsável por limpar os banheiros públicos de Tóquio não é, exatamente, uma premissa muito animadora. Mas Wim Wenders sempre teve um gosto pelo excepcional, o desconhecido, por aquilo que está distante dos olhos do resto do cinema.

Aos 78 anos, o cineasta alemão levou ao último Festival de Cannes o longa "Dias Perfeitos", que apesar da monotonia e sobriedade conquistou uma imensidão de elogios e, agora, chega enfim aos cinemas brasileiros (em Bauru, ainda não), ostentando uma indicação ao Oscar de filme internacional para o Japão, seu principal produtor.

Com pelo menos um projeto na direção por ano desde 2014 foram 18 nesta última década, entre ficções, documentários, curtas, séries e especiais, Wenders conta que escolhe os temas sobre os quais vai se debruçar por acaso, conforme fatos e personagens curiosos entram em sua vida.

"Eu não penso nas histórias que tenho dentro de mim, mas fico atento àquelas que se apresentam a mim", diz ele em conversa por vídeo. "Meus filmes se formam a partir dos lugares [que visito]. Meus personagens são o resultado de uma equação entre história e lugar, eles vêm da vontade de contar histórias que só poderiam acontecer em determinado local."

Uma resposta digna para um cineasta que já filmou assuntos tão díspares e sempre arraigados ao contexto em que se desenrolam, dos dramas "Asas do Desejo" e "Paris, Texas" aos documentários "Pina" e "O Sal da Terra", sobre a coreógrafa alemã Pina Bausch e o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, respectivamente.

"Dias Perfeitos", por sua vez, surgiu primeiro como fruto de seu amor por Tóquio, cidade que diz ser uma de suas favoritas e que já enquadrou em "Tokyo-Ga", de 1985.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.