SAÚDE & BELEZA

Sucos: beba com moderação


| Tempo de leitura: 2 min
Cientistas alertam que a ingestão de sucos por crianças deve ser limitada
Cientistas alertam que a ingestão de sucos por crianças deve ser limitada

Beber um copo ou mais de suco 100% de fruta por dia está associado ao ganho de peso em crianças e adultos, de acordo com um estudo publicado recentemente na revista científica JAMA Pediatrics. Os pesquisadores, da Universidade de Toronto, no Canadá, sugerem limitar a quantidade da bebida ingerida pelas crianças, especialmente as pequenas, para combater a obesidade infantil.

O suco 100%, natural ou integral é aquele feito a partir da fruta, sem adição de açúcar. Essa bebida costuma ser livremente consumida por adultos e crianças devido à sua fama de saudável. Entretanto, o novo estudo mostra que não é bem assim.

No trabalho, os pesquisadores analisaram dados de 42 estudos anteriores, que continham informações sobre quase 46 mil pacientes com idades entre 1 e 15 anos. O objetivo era analisar a associação entre o consumo de suco 100% de fruta e o aumento de peso, especialmente em crianças. O suco analisado no estudo foi definido como sem adição de açúcar e um copo equivale a cerca de 240 ml.

Os resultados mostraram que há padrões claros entre a ingestão de suco pelas crianças e o ganho de peso. Cada copo adicional da bebida estava associado a um aumento no Índice de Massa Corporal (IMC), que calcula uma proporção entre altura e peso usada para determinar se alguém está com sobrepeso ou obesidade.

Os pesquisadores também encontraram evidências de que beber suco de fruta estava relacionado ao ganho de peso em adultos, mas disseram que são necessárias mais estudos nesta área. Os cientistas observaram que beber 240ml de suco de fruta estava associado a um aumento de 0,03 no IMC de crianças, e a mesma quantidade de suco estava associada a um aumento de 0,02 no índice em adultos. No entanto, o estudo indica apenas uma associação e não uma causalidade direta. Em comparação com a fruta inteira, o suco contém pouca ou nenhuma fibra e bebê-lo pode fazer com que você não se sinta saciado, apesar de consumir um grande número de calorias, observaram os autores.

A Academia Americana de Pediatria recomenda não dar suco de fruta a bebês menores de 1 ano e limitar o consumo da bebida a 120ml por dia como parte de uma refeição para a faixa etária de 1 a 6 anos. Crianças nessa idade não devem beber mais do que 180ml por dia de suco, recomenda a entidade.

Os sucos 100% de frutas já foram recomendados por pediatras como fonte de vitamina C e como fonte extra de água. No entanto, estudos revelaram que, embora a bebida tenha seus benefícios, ela também traz algumas desvantagens, como o alto teor de açúcar contido no caldo da fruta e o risco de consumir calorias em excesso.

Comentários

Comentários