CARNAVAL

Escolas de samba que desfilam nesta segunda-feira em Bauru; confira

Com base na ordem dos desfiles, veja como será a festa hoje, avenida Jorge Zaiden

Por Laylla Fiore | 10/02/2024 | Tempo de leitura: 5 min
da Redação

bauru.sp.gov.br/Reprodução

O evento é gratuito. Hoje serão 4 escolas de samba
O evento é gratuito. Hoje serão 4 escolas de samba

ESCOLAS DE SAMBA QUE DESFILAM NESTA SEGUNDA-FEIRA (12/02)

No segundo dia de apresentações, mais quatro agremiações tomarão a avenida, conforme ordem definida antecipadamente

Coroa Imperial levará amor e homenagens em seu samba-enredo

Laylla Fiore/JC Imagens

Escola será a primeira a entrar na avenida no 2ª dia de desfiles

Fazendo oposição aos tempos de intolerância e descrença e enaltecendo os sentimentos positivos e fortes de compaixão, carinho e respeito, a escola de samba Coroa Imperial da Grande Cidade chega para o Carnaval 2024 com o enredo "Onde houver ódio que eu leve amor". Marcado para segunda-feira (12), o desfile da agremiação colorirá a avenida Jorge Zaiden com seu tradicional verde e rosa e contará com 250 integrantes.

Presidida por Yves Mazaro de Souza, a escola terá 6 alas, 1 tripé e 3 alegorias. O samba-enredo é assinado por Almir Luiz de Oliveira e será interpretado por ele, Ana Maria Pinheiro e Douglas Guimarães. A rainha da escola é Larissa Silva e Mestre Vi comanda a bateria.

Carregando a bandeira da agremiação, o casal de mestre-sala e porta-bandeira Diego Valadares e Silvia Regina promete encantar o público por todo o percurso.

"Nosso enredo tem como objetivo levar mais amor nesse tempo de tanta intolerância. Faremos homenagem aos fundadores da escola em amor ao Carnaval. Além disso, a escola virá bem colorida e alegre, com um samba bastante empolgante", afirma o carnavalesco da escola, Gilson Jacintho. "A expectativa é de um bom desfile, pois passamos por alguns problemas internos, mas nossa comunidade está bem feliz pela escolha do enredo", finaliza.

Tradição conta na avenida a história de um amor impossível

Laylla Fiore/JC Imagens

Tradição da Zona Leste ostentará as cores verde e branca

Ostentando as cores verde e branca, a escola de samba Tradição da Zona Leste entrará na avenida do Carnaval 2024 no dia 12 de fevereiro, segunda-feira, levando toda a paixão e determinação de seus integrantes para a apreciação do público e jurados. Sob o enredo "Sol e Lua, a história de um amor impossível", o grêmio recreativo presidido por Gisele Aparecida Baroni Saes terá em sua composição 300 componentes, que devem agitar a segunda noite de desfiles da Sem Limites.

Com Doka Arte, Erika Campos, Ana Beatriz Gomes Garcia e Anderson Lopes da Silva na interpretação do samba composto por Bruno Fernando e Doka Arte (confira a letra abaixo), a escola levará, ao todo, 10 alas e 4 alegorias para a Jorge Zaiden - sempre com muita cor e brilho.

Exibindo o poderoso leão, símbolo da Tradição, estarão Anderson Vieira e Denise dos Santos, casal de mestre-sala e porta-bandeira. Edgard Rodrigues é o carnavalesco.

"Esse enredo é uma lenda que fala sobre duas tribos rivais - uma da montanha e outra do vale. Nas saídas para caça, o filho do cacique da tribo da montanha encontra uma indígena da tribo do vale e eles começam a namorar", explica Gisele, que também é idealizadora do enredo. "Um dia, os indígenas da tribo da montanha encontram o casal e os arrastam para cima. O cacique, quando vê, fica desesperado, porque haveria pena de morte. Não querendo matar o casal, ele manda o pajé preparar uma poção. Ao beber, o casal se torna o Sol e a Lua. Eles nunca se encontram. Só muito raramente, no eclipse solar", finaliza.

Cartola fala sobre sentidos, sentimento e amor à vida

Laylla Fiore/JC Imagens
 

O símbolo da escola é a imponente águia

Penúltima a entrar na avenida nesta segunda (12), a escola de samba Acadêmicos da Cartola chegará à Jorge Zaiden ostentando as cores azul e branca e com 450 integrantes em sua composição. O enredo, "Os Sentidos da Vida - Cartola de alma e coração na avenida", tratará sobre valorização da existência, de significados e sensações humanas.

Com samba-enredo composto por Adílio Nascimento e Armando Polêmico, os intérpretes Toko, Tom, Paulinha, Amanda, Silvestrinho e Moisés entoarão a letra emocionante da agremiação em alto e bom som. A rainha da escola é Natália Bertizoli e Marcus Soares comanda a bateria.

Carregando o estandarte da Cartola, o casal de mestre-sala e porta-bandeira Jefferson Tico e Laine Sorriso promete encantar a plateia com muito samba no pé. Zé Horácio é o carnavalesco.

"A Cartola vem neste ano dando valor à vida. Vamos valorizar os sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. Por meio deles é que apreciamos a vida: vendo a beleza do dia a dia, escutando os melhores sons, como dos pássaros e da natureza, sentindo os sabores da comida bem temperada, o carinho do tato… É isso que a Cartola traz para a avenida. Valorizar a vida humana pelo sentido e sentimento", afirma Paulo Madureira, presidente da escola. "Seremos a última escola e nosso último carro será a alegoria do amor. É muito simbólico", finaliza.

1h - ÚTIMA ESCOLA

Pé de Varsa chega com 240 integrantes na avenida

Estreando na avenida como escola de samba, o Pé de Varsa prepara-se para levar 240 integrantes à Jorge Zaiden nesta segunda. Ela seria a primeira agremiação a desfilar no Carnaval 2024 de Bauru, no último sábado, mas pediu para desfilar hoje e teve sua solicitação aceita. Pé de Varsa será a última a adentrar a passarela do samba, com horário previsto para 1h.

Sob o enredo "Embriagado de Paixão… No meio desta Folia… Cerveja, o combustível da alegria!", a debutante promete encantar o público.

Serão 2 alegorias e 5 alas que desfilarão ao som do samba-enredo composto por André Odria e interpretado por Aritana, Débora Corrêa, Silvio e Lucas. A rainha da escola é Mayara Serra e os mestres de bateria são Pedro Henrique e Elisangela Silva.

Levando o estandarte da mais nova escola de samba da Sem Limites, Diego Corral e Simone dos Santos apresentam-se como mestre-sala e porta-bandeira. A presidente da escola é Roselaine Aparecida Rodrigues Pires dos Santos.

"O Pé de Varsa é um bloco muito tradicional em Bauru e que se torna escola de samba em 2024. Falaremos sobre a cerveja, paixão brasileira que está presente em momentos felizes, de festividade e união. Viremos extremamente simples, pois tivemos muitos obstáculos, mas com muita alegria, que já é nossa marca registrada", afirma Jorge Santana, carnavalesco da escola.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.