COLUNISTA

Água pra quem tem sede

Por Hugo Evandro Silveira | 10/02/2024 | Tempo de leitura: 4 min

Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril

No relato bíblico registrado em João 3.3-5, Jesus enfatiza ao fariseu Nicodemos a necessidade de nascer de novo para ver o Reino de Deus. Essa passagem serve como base para refletir sobre a importância da transformação espiritual em um mundo permeado por incertezas.

Vivemos em uma era de sobrecarga de informações, onde somos inundados por uma quantidade sem precedentes de dados. No entanto, é curioso observar como essas informações, por mais chocantes que sejam, tendem a desaparecer rapidamente de nossa mente. Crimes, tecnologia, imoralidades, tudo isso nos impacta, mas muitas vezes esquecemos no dia seguinte. No entanto, ao considerarmos a perspectiva da eternidade, perceberemos que essas informações serão insignificantes no futuro, exceto por uma: a necessidade de nascer de novo para entrar no Reino de Deus.

Nicodemos, um líder religioso respeitado, representa aqueles que, apesar de sua devoção e tradição religiosa, ainda precisam entender a mensagem de Jesus sobre o novo nascimento espiritual. Ele procurou Jesus em segredo, temendo o que outros poderiam pensar de sua visita ao criticado líder. Contudo, Nicodemos foi confrontado com a verdade de que suas práticas religiosas não eram suficientes para garantir sua entrada no Reino de Deus. Jesus estava apontando para uma realidade espiritual mais profunda, uma transformação interna que só pode ser realizada pelo poder de Deus.

O cerne da questão apresentada por Jesus era o pecado, que separa a humanidade de Deus. Por mais virtuosos que possamos parecer exteriormente, a mente humana está corrompida pelo pecado em suas várias formas: enganos, imoralidades, orgulho, entre outros. A religião, por si só, não pode nos curar do pecado; precisamos nascer de novo espiritualmente para experimentar verdadeira transformação.

Mas como podemos nascer de novo? A resposta é surpreendentemente simples: basta dizer "eu quero". Não há necessidade de pagar, comprar ou fazer sacrifícios, apenas reconhecer sua realidade espiritual e desejar a mudança que só Cristo pode realizar.

Diante das incertezas e temores do mundo moderno, somos convidados a nos arrepender de nossos pecados, a aceitar a vida de fé em Cristo Jesus e a viver em obediência a Ele. Este convite é para todos, independentemente de quem somos ou do que fizemos.

Mais adiante no evangelho de João, no capítulo 7, Jesus faz um convite que ecoa até os dias de hoje com tremenda relevância espiritual: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva" (João 7.37,38). Essas palavras foram proferidas no contexto da festa dos Tabernáculos, uma celebração crucial no calendário judaico, que lembrava a peregrinação do povo de Israel pelo deserto e renovava a esperança da chegada do Messias de Deus.

Assim como hoje muitos participam do Carnaval, uma festa cultural, na festa dos Tabernáculos, todos em Israel se uniam em celebração, aguardando o Messias prometido. Entretanto, o próprio Messias estava ali diante deles, oferecendo algo muito maior do que uma celebração terrena: Ele oferecia água para quem tem sede; água viva que satisfaz a sede eterna da alma humana.

A metáfora de "rios de água viva" não se refere a um fluxo superficial ou momentâneo, mas a uma correnteza poderosa e perene de vida espiritual. Jesus convida todos, sem distinção de status social, raça, gênero ou idade, a saciar sua sede espiritual nessa fonte inesgotável de vida.

Se você sente um vazio em sua alma, se percebe que nem família, nem dinheiro, nem festas, nem viagens, nem sucesso profissional podem preencher esse vazio, então este convite é para você. Jesus não apenas oferece uma solução temporária para nossos problemas, mas Ele oferece uma transformação completa e duradoura. Ele está mais interessado em nos salvar do que nós mesmos em sermos salvos.

Portanto, abra o seu coração para Jesus agora mesmo. Ele oferece uma vida plena, uma vida que vai além das circunstâncias terrenas e se estende até a eternidade. Ele não apenas mata a sua sede espiritual, mas Ele te faz nascer de novo, te dá uma nova vida em comunhão com Deus. Receba Jesus em sua vida e permita que Ele abençoe não só o seu presente, mas também o seu futuro. Hoje é dia de salvação! Se você deseja aceitar esse convite irrecusável, simplesmente diga: "Eu quero". Experimente hoje a vida plena que só Jesus pode dar.

IGREJA BATISTA DO ESTORIL
61 anos atuando Soli Deo Gloria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.