O secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, participou na tarde desta terça-feira (23) da cerimônia em comemoração ao 48° aniversário do CPI-1 (Comando do Policiamento do Interior). O evento foi realizado no auditório da unidade em São José dos Campos e contou com a participação de prefeitos, deputados e outras autoridades.
Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l
Durante a celebração, Derrite falou sobre a redução do número de crimes no Estado e as ações realizadas pelos militares.
“Quando a gente olha para o Estado de São Paulo, janeiro e fevereiro controlando a tendência de alta, março estabilizando e a partir de abril de 2023 vemos que em todo Estado de São Paulo houve a redução de indicadores criminais. Com a nossa Operação Adaga que foi idealizada pelo comandante Cássio, por exemplo, em uma semana nós recapturamos 1.039 procurados pela Justiça que estavam foragidos”, comentou.
O comandante do CPI-1, coronel Hugo Araújo dos Santos, falou sobre a atuação da força de segurança para redução desses índices. “Nós conseguimos reduzir quase todos os índices, pelo menos do que dependem da Polícia Militar, principalmente o homicídio, o único que nós não conseguimos foi o estupro, que cresceu em todos os lugares e a maioria acontece com vulneráveis dentro da residência onde a polícia acaba não tendo acesso. Eu entendo que essa redução seja um motivo para comemorar, uma data histórica para nós de um começo de vitória da segurança pública aqui na região e que eu espero que seja constante e que no ano que vem a gente fique ainda mais feliz com a redução de ainda mais números”, falou.
Ao final da cerimônia foram entregues flâmulas do CPI-1 para policiais destaques e eternos comandantes. Ao todo 39 municípios da região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, são atendidos pelo Comando de Policiamento do Interior – 1, que conta com 2,7 mil policiais militares na região.