TURISMO

São Sebastião: o paraíso no encontro do mar com a mata


| Tempo de leitura: 4 min
Marcos Bonello
Com mais de 100 quilômetros no Litoral Norte de São Paulo, São Sebastião é uma das regiões mais encantadoras da costa brasileira
Com mais de 100 quilômetros no Litoral Norte de São Paulo, São Sebastião é uma das regiões mais encantadoras da costa brasileira

Em São Sebastião, a natureza desenhou uma paisagem única, onde o mar e a mata atlântica se encontram em uma harmonia espetacular. Com mais de 100 quilômetros de costa no Litoral Norte de São Paulo, a região se destaca por sua riqueza natural, abrigando mais de 50 praias, enseadas e ilhas. As areias brancas se entrelaçam com o azul do mar, formando um espetáculo de tirar o fôlego.

A peculiaridade do trecho litorâneo de São Sebastião é a proximidade entre o mar e a estrada Rio-Santos, proporcionando uma experiência visualmente deslumbrante para quem percorre a região de carro. A beleza da estrada se intensifica a partir de Boraceia, revelando praias que desfilam diante dos olhos, cada uma com seu estilo, transformando-se, em alguns casos, em pequenas vilas, como Juquehy e Boiçucanga. A diversidade do litoral São Sebastião se manifesta, por exemplo, na praia Barra do Una, onde água doce e salgada se encontram em um cenário de tirar o fôlego. Cambury e Camburizinho, além de suas belas praias, tornaram-se referência em hospedagem e gastronomia, rivalizando com Juquehy no quesito bem-bom da vida. Juquehy cativa com sua piscina natural que varia entre tons de verde e azul, refletindo a limpeza das águas.

Maresias, com suas praias cheias durante o dia e baladas lotadas à noite, é um ponto de encontro para surfistas, famílias e jovens em busca de momentos inesquecíveis à beira-mar. Aliás, o que não faltam em São Sebastião são praias para surfar: como Maresias, Cambury, Guaecá, Juquehy e Paúba. Já a dupla "Brava" de Boiçucanga e Guaecá, apesar do acesso desafiador por trilhas, recompensa os visitantes com a beleza intocada de praias preservadas. Para quem busca praias ideais para momentos de lazer com crianças pequenas, São Sebastião se destaca como um verdadeiro paraíso litorâneo. Com opções como Cigarras, Arrastão, Praia Preta do Centro, Pitangueiras, Barequeçaba, Praia da Baleia, Jureia, Boraceia e Balneário dos Trabalhadores, o município oferece uma variedade de escolhas que atendem às necessidades das famílias.

A gastronomia de São Sebastião, com a forte presença da cozinha caiçara e dos frutos do mar muito frescos, é um deleite para os paladares. Vai desde badalados restaurantes a casas tradicionais passando por bares e quiosques à beira da praia.

Além disso, São Sebastião tem um centro histórico muito bem preservado e destaca-se como um polo cultural, com eventos durante todo o ano, que vão de festivais de música a celebrações tradicionais.

ECOTURISMO

Com três ecossistemas - mata atlântica, Serra do Mar e Zona Costeira - São Sebastião tem uma diversidade ecológica e de paisagens que favorece o ecoturismo. O destino oferece atividades para todos os perfis de turistas, desde os amantes de aventura até os interessados na rica biodiversidade local. São trilhas na mata, cachoeiras com diversos níveis de quedas d´água, formações naturais e outras atividades que possibilitam uma rica experiência no contato com a flora e a fauna da região durante o ano todo.

As trilhas ao longo da costa atendem tanto aos iniciantes em atividades de ecoturismo quanto os praticantes mais experientes, incluindo rapel, tirolesa e observação de pássaros.

ILHAS

São Sebastião tem nove ilhas, inclusive algumas inabitadas. Para várias delas há passeios de barco que levam o turista a cenários paradisíacos. Exemplo é As Ilhas, que apesar do nome no plural, é uma só. No passado, As Ilhas eram realmente duas, divididas por um filete d´água que cortava a praia. Hoje, isso não só desapareceu, unificando este naco de paraíso, como a praia cresceu. O turista também pode conhecer a Ilha Montão de Trigo, habitada há mais de 200 anos e que guarda muita história e mistérios. É um verdadeiro paraíso, principalmente para os amantes do mergulho ou snorkeling, pois a água muito cristalina e cheia de vida são a característica da ilha. Com piscina natural, é um dos mais belos visuais do Litoral Norte. E São Sebastião guarda o maior tesouro do litoral: A ilha principal do arquipélago dos Alcatrazes é um magnífico maciço de rocha, com paredões que descem quase na vertical até o mar e cujo ponto mais alto passa dos 300 metros de altura - equivalente a um hipotético prédio de 100 andares.

BALEIAS

Entre os fascínios da vida marinha de São Sebastião, o avistamento de baleias é considerado uma das experiências mais emocionantes para o turista. Impossível não se render às gigantes do mar como as jubartes, que de maio a agosto passam pelo Litoral Norte em busca de águas mais quentes para se reproduzirem.

A temporada de 2023 terminou com o recorde de 740 baleias vistas no Canal de São Sebastião. E o melhor: uma atração turística cuja sustentabilidade acaba de ser atestada pela Braztoa, a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo.

O DESTINO

Com mais de 100 quilômetros no Litoral Norte de São Paulo, São Sebastião é uma das regiões mais encantadoras da costa brasileira. São mais de 50 praias, enseadas e ilhas emolduradas pelo encontro da Mata Atlântica com as areias brancas e o azul do mar, de Boraceia até o Canto do Mar. Não à toa atrai amantes do sol e famílias em busca de momentos inesquecíveis à beira-mar. A cidade oferece uma rica herança histórica, com igrejas seculares e charmosas construções coloniais.

SERVIÇO

Mais informações em @turismosaosebastiao

Arquipélago de Alcatrazes (crédito: Marcos Bonello)
Arquipélago de Alcatrazes (crédito: Marcos Bonello)
Camburi e Camburizinho
Camburi e Camburizinho
A bela praia de Boraceia
A bela praia de Boraceia

Comentários

Comentários