CENSO IBGE

População preta cresce em Bauru e branca, ainda maioria, registra queda

Por Tisa Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
 Os dados são do Censo Demográfico 2022: identificação étnico-racial da população, por sexo e idade, divulgado na sexta (22)
Os dados são do Censo Demográfico 2022: identificação étnico-racial da população, por sexo e idade, divulgado na sexta (22)

O número de pessoas que se declararam pretas em Bauru, no Censo Demográfico 2022, aumentou 56,36% na comparação com o levantamento anterior, realizado em 2010. Trata-se da alta mais expressiva entre todas as classificações consideradas pelo estudo elaborado pelo IBGE.

Já a quantidade de pessoas brancas teve declínio de 0,2% no mesmo período, porém, este grupo continua representando a maioria dos moradores da cidade: são 243.028 habitantes, o que representa 63,97% do contingente local. Os dados são do Censo Demográfico 2022: identificação étnico-racial da população, por sexo e idade, divulgado nesta sexta (22).

Em 12 anos, o volume de moradores identificados como pretos saltou de 17.041 para 26.645. A alta, proporcionalmente, foi muito mais expressiva do que o crescimento da população como um todo no período, de 10,24%. Considerando a estratificação por faixa etária, em números absolutos, o aumento de brancos só é observado a partir dos 35 anos.

Já a quantidade de negros foi ampliada em todas as faixas etárias, com exceção da que abrange a população com 100 anos ou mais.

Em termos percentuais, houve elevação da população branca de 40 a 44 anos e a partir dos 55 anos. Entre as pessoas pretas, a única diminuição quanto à representatividade no total da população foi na faixa entre 10 e 14 anos (0,34% para 0.31%).

No recorte de gênero, o volume de mulheres brancas continuou maior do que o de homens brancos e elas, ao contrário deles, registraram aumento populacional, considerando os números absolutos. Porém, proporcionalmente ao total de habitantes, houve queda na representatividade de ambos.

Por outro lado, a quantidade de mulheres e de homens pretos avançou em termos absolutos e proporcionais, sendo que, nos dois Censos, a soma de residentes do sexo masculino permaneceu ligeiramente acima da delas. A parcela dos que se declararam pardos também aumentou 33,47%.

Comentários

Comentários