SAÚDE & BELEZA

Lábios no verão

Como cuidar e mandar o ressecamento pra longe

Por Daniela Hueb | 16/12/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Médica, CRM-SP 96.027

Você já sentiu os lábios ressecados e ficou mordendo as pelinhas secas com os dentes? Ou sentiu a região da boca tão ressecada que, ao sorrir, sentiu a pele craquelar? Saiba que isso é bem comum de acontecer, porque os lábios são revestidos de uma pele sensível - bastou abusar do sol, vento ou ar condicionado e pronto! Eles ressecam mesmo.

Por isso, cuidar da boca pede uma rotina de skincare frequente. Eu conto quais são esses cuidados a seguir!

Por que a pele dos lábios é tão delicada?

Existe um conjunto de fatores que torna a pele dos lábios mais delicada. Conhece quais são eles:

A pele dos lábios é mais fina em comparação com outras áreas do corpo. Isso significa que há menos camadas de células para proteger os nervos e os vasos sanguíneos, tornando os lábios mais sensíveis às sensações.

Também é uma região com menos glândulas sebáceas, que são responsáveis por produzir óleo. Esse óleo ajuda a manter a umidade da pele e a protegê-la contra os elementos externos. A falta dessas glândulas nos lábios pode resultar em uma pele mais seca e suscetível a irritações.

Diferente de algumas partes do corpo, os lábios estão frequentemente expostos a vários elementos, como sol, vento, frio e calor. Esses fatores ambientais podem causar ressecamento e irritação na pele dos lábios, tornando-os mais propensos a ferimentos.

Tem ainda o fato de que os lábios estão em constante movimento devido às atividades diárias, como falar, comer e sorrir, que pode aumentar a sensibilidade da pele.

Agora, 10 dicas para cuidar da pele dos lábios:

Use e abuse de pomadas ou balms reparadores e altamente hidratantes. Aplique, principalmente, antes de dormir para que a ação seja mais intensa. Durante o dia, você pode ir aplicando quando sentir necessidade.

Se for sair ao sol ou curtir mar e piscina, seu protetor labial não pode ser apenas hidratante, precisa ter fator de proteção. Além disso, reaplique sempre para garantir a proteção o dia todo.

Evite umedecer os lábios com a saliva, isso causa um efeito de ressecamento, que pode contribuir para aquelas pelinhas levantadas. Se sentir os lábios ressecados, use um balm ou creme reparador.

Sentiu seus lábios mais secos que de costume? Faça uma esfoliação leve na região com um produto próprio ou uma misturinha de mel e açúcar. Depois, é só caprichar na hidratação.

Para quem gosta de batom, vale usar o batom depois de aplicar algum hidratante nos lábios ou então usar batom que hidrata e ainda tenha fator de proteção UV.

Se você trabalha ou frequenta ambientes nos quais o ar condicionado é comum, reforce a hidratação com lip balm. Existem muitas opções no mercado e minha dica é ir testando até encontrar o melhor. Seu médico dermatologista também pode ajudar você.

Falando em hidratação, tomar água também ajuda na manutenção da pele dos lábios (e do corpo inteiro), por isso, beba água o dia todo para garantir que você esteja com a hidratação em dia tanto por dentro quanto por fora.

Por mais estressante que seja seu dia, nunca morda os lábios. Você machuca a região e pode causar inflamações e ainda mais ressecamento.

Caso a pele da boca esteja fragilizada e machucada, cuidado ao comer alimentos muito ácidos e quentes, eles podem deixar a região ainda mais ressecada.

Se você usa batom, lápis e demais maquiagens na boca, é preciso retirar os produtos muito bem antes de dormir.

Você sabia que os lábios perdem volume com o tempo? Entenda como tratar

Conforme a gente envelhece, nossos lábios perdem o volume natural. Isso, inclusive, é fácil de perceber em fotos nossas. Mas, caso seja uma questão para você, existe tratamento.

O mais indicado é o preenchimento com ácido hialurônico. Através de injeções com microcânulas dessa substância que é biocompatível, conseguimos recuperar o volume e contorno perdidos de forma natural, sem ficar com a boca muito maior do que você tinha.

O preenchimento labial precisa de até 10 dias para apresentar os resultados. Para observar os benefícios da técnica, é recomendado esperar 48 horas pós-procedimento, evitando forte exposição aos raios solares e atividades físicas.

Agora que você já sabe como cuidar da boca, é só começar a rever sua rotina!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.