OPINIÃO

Ressignificação maior

Por Paulo Hayashi Jr | 09/12/2023 | Tempo de leitura: 1 min

As experiências em um mundo-escola surpreendem pelos desafios diante do aluno, tal como legítimo estímulo ao crescimento. E, por mais preparado que esteja o discípulo, do Getsêmani pessoal ao calvário, a superação dos limites é fator preponderante no progresso. A existência oferta as oportunidades, mas também cobra o compromisso e o esforço.

Por meio das superações e ultrapassagem dos próprios limites, o indivíduo se reinventa e se expande tal como universo em desenvolvimento. Neste sentido, é vital cuidado nos sentimentos e na condição de saber ressignificar as duras lições e obstáculos que provocam o repensar e a saída da rotina. Quem ressignifica observa com outros olhares a mesma lição. E mais do que o reclamar, julgar ou criticar, a necessidade da tolerância, da conversão da dor em compreensão, da mediação que acalma e possibilita o reequilíbrio e a organização salutar. Mais do que a tristeza no olhar e no coração, a garra para fazer a transformação interna, do romper da casca antiga.

De certo modo, é essencial o refazimento interno, a reforma íntima, o mudar dos velhos hábitos e más inclinações para que o progresso venha sem surpresas.

O futuro de paz, tolerância e equilíbrio só é possível a partir do momento que a pessoa deixe os antigos hábitos da violência, do "dar o troco", da ação pela raiva.

Apenas por meio do perdão e da ressignificação, do amor e da oração é possível neutralizar de vez as dores e a devida transformação em aprendizagem. Cabe a cada um de nós decidir com determinação o prazo para chegar no paraíso almejado

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.