OPINIÃO

Harmonia íntima

Por Paulo Hayashi Jr. | 23/11/2023 | Tempo de leitura: 1 min

O autor é doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp

A vida é um campo dinâmico de forças que influencia para certas direções e velocidade, conforme também os propósitos e vontades de cada um. Não é de se estranhar então que a harmonia e o equilíbrio sejam qualidades inerentes a uma existência compatível com as realizações de pessoas que consigam ter determinado controle sobre a situação. Não que a mesma seja de todo controlável, mas na parte que é possível influenciar, que tudo esteja sendo feito para o bom cumprimento do dever. O progresso somente vem com certo nível de ordem e harmonia.

Quem tem os recursos internos da paciência, da tolerância e do equilíbrio emocional pode navegar melhor na harmonização das forças. Por outro lado, agir de modo "sem pensar" ou de "cabeça quente" coloca em risco o autêntico patrimônio futuro. Neste caso, buscar o controle do equilíbrio, seja pela ajuda externa, seja pela autodescoberta dos próprios recursos é condição ímpar para a superação dos problemas e empecilhos vindouros. Enquanto a solução permanente não vem, pode-se adotar certas regras práticas, tais como: não responder mensagem delicada no susto, contar devagar até dez, respirar de forma lenta e profunda. Os pulmões são legítimos amigos do equilíbrio e o ar novo refresca e oxigena o que é necessário. Poder contar com a harmonia em época de dificuldade é ter amigo para todas as horas.

Com a harmonia em vista, é possível a busca de voos mais altos e desafios maiores.

O mundo é uma escola e é vital que o discípulo de Cristo progrida nas séries de forma exemplar e sem pestanejar.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.