BAURU

Abandonado, Sambódromo também vira ponto de uso de drogas, denunciam vizinhos

Por Bruno Freitas | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Bruno Freitas
Diversas situações de abandono foram flagradas no local
Diversas situações de abandono foram flagradas no local

O Sambódromo Municipal de Bauru, que por três décadas foi palco de vários eventos e tornou-se uma das referências culturais da cidade, agora também virou ponto de uso de drogas, denunciam vizinhos. De acordo com eles, a atual fase é considerada a pior desde 1990, ano da inauguração.

Segundo o autônomo Alexandre Erba, 50 anos, usuários de entorpecente passam nas casas do Núcleo Geisel pedindo palha de aço usada como combustão para fumar crack. Muitos vieram de outros bairros, comenta. “Isso aqui é responsabilidade da prefeitura. Eles precisam dar uma finalidade. Como não deve mais ser usado para Carnaval, pelas nascentes sob o solo e erosões, que fechem o local e coloquem vigilância”, sugere o morador, que já cunhou a área de ‘nova cracolândia’ de Bauru.


Por conta do contexto, Erba diz que a rotina do bairro foi totalmente alterada. “Antigamente, aqui, colocávamos cadeiras na calçada para conversar, mas não dá pra fazer mais isso”, reclama.

A passarela do samba também tornou-se endereço para pessoas em vulnerabilidade social, que ergueram moradias improvisadas no local. A falta de estrutura pode ser observada por qualquer um, uma vez que nas imediações é possível constatar móveis velhos abandonados, troncos de árvores secas e detritos de outra natureza. “A situação é triste e alarmante. Ocorre aqui um colapso social”, afirma.

LAUDO

O Sambódromo de Bauru está interditado por conta do risco de colapso, conforme laudo que investigou as condições geológicas da área e foi divulgado pelo JC/JCNET.  No entanto, a passarela do samba ainda é utilizada por usuários, pessoas em vulnerabilidade, assim como por aqueles que tentam tirar a carteira de habilitação (CNH) e usam as extremidades Norte e Sul para treinos com motociclistas.

Comentários

8 Comentários

  • Vagner Cássio Favarini 26/11/2023
    Sambódromo abandonado e não tomam providências.... Gostaria que algum órgão da prefeitura junto com a polícia militar tomassem providências a respeito das bicicletas motorizadas andando no meio das praça principalmente a da praça Gastão vidigal mais conhecida como Praça da Hípica......
  • Robson Sorbetero 23/11/2023
    Faz o L!!! Excelente trabalho da Prefeita
  • Luciana Rocha 23/11/2023
    Quero ver se acontecer algo com os vuneráveis dentro do sambódromo, se a prefeitura vai se responsabilizar!!
  • luis roberto romero 22/11/2023
    MORO HA 30 ANOS AQUI PERTO, ISSO É UM INFERNO, DEVE SER DEMOLIDO E ESQUECIDO, CHEGA DE CARNAVAL.
  • Luzia Dias 21/11/2023
    Realmente é um caos. A região se tornou um perigo para os moradores. O sambódromo usado para caminhada e para crianças brincarem se tornou uma grande preocupação. Será que vão olhar com atenção no próximo ano? A eleição se aproxima...
  • JOSÉ FRANCISCO GIMENEZ CAMILO 21/11/2023
    TRISTE. UM ESPAÇO CONQUISTADO COM O EMPENHO DA SOCIEDADE, DOS ARTISTAS E FOLIÕES MAIS UMA VEZ, DETONADO, ABANDONADO, ESQUECIDO. SEM MANUTENÇÕES, DESCUIDOS... SOMENTE ONERAM, E CAUSAM DANOS E PREJUÍZOS EM SUAS REVITALIZAÇÕES. E MAIS UM CARNAVAL SE APROXIMA...EU QUERO É BOTA O BLOCO NA RUA...
  • Francisco Ramos 21/11/2023
    É inacreditável como a incompetência do poder público afeta as pessoas. Com as ruínas do sambodromo tem-se que prejudicar vizinhos de avenida para desfile e por não ter uso vira play de bandidos.
  • Tati 21/11/2023
    Neste lugar imenso que podiam ter criado a praça Afro!