OPINIÃO

Saúde Pública

Por Roberto “general” Macedo |
| Tempo de leitura: 2 min

Há muitos e muitos anos escuto problemas no atendimento da Saúde na cidade, concordo que no restante do País também, a cada ano aumentam as demandas e piora o atendimento. Dinheiro existe, basta ver o Orçamento anual da Secretaria da Saúde com verbas dos Governos Estadual e Federal chegando sempre, deputados enviando emendas e nada de melhorar.

Médicos "exigem" demais e colaboram de menos, carga horária foi diminuída com o mesmo salário e o serviço prestado piorou, terceirizaram para OSs e ficou na mesma. Ar-condicionado e ventiladores sempre quebrados e o povo sofrendo no calor. As Instalações das Unidades de Saúde sempre mal cuidadas, veículos sem manutenção e quantidade insuficiente para atender à população.

No quesito atendimento os pobres servidores sofrem com salários defasados, falta de materiais e medicamentos, ouvem reclamações e xingamentos todos os dias como se fossem os únicos culpados de tudo, enquanto isso, os chamados "comissionados" ficam ditando ordens muitas vezes desconexas em salas climatizadas.

Muitos nem são de Bauru e, indicados por partidos, aportam por aqui e, desconhecendo nossas necessidades, pouco fazem para a melhoria do Serviço Público de Saúde. A culpa não é exclusiva da gestão Suéllen, como todos "imediatistas" e contrários apregoam nas Tribunas e Imprensa.

Lógico que hoje ainda não está em uma situação ideal, cada um que chega herda os "esqueletos" anteriores, foi assim nas gestões Izzo, Tidei, Nilson Costa, Rodrigo Agostinho, Gazzetta e continua igual. Não citei Tuga Angerami pois entendo que nessa área ele deu o melhor de si. Trouxe gente de fora? Sim, mas gente competente como David Capistrano.

E, por favor, não venham aqui antigos gestores e "cumpanheiros" defender suas administrações com números mirabolantes que nada representam, apenas gráficos e desculpas esfarrapadas para justificar erros administrativos e má gestão da saúde em seus governos.

O verdadeiro indicador de que a Saúde é bem cuidada é ouvir a população, querem saber a verdade?

Perguntem aos usuários que aguardam horas, dias e meses para um atendimento digno, aí sim terão um "mapa" verdadeiro da situação da Saúde em Bauru. Mas isso nenhum administrador faz, dar "tiro no próprio pé" é sinal de desinteligência, isso podem ter certeza, ninguém fará.

Como dizem, "a voz do povo é a voz de Deus", e o povo quer e clama por um atendimento digno que hoje e sempre lhe foi negado.

Comentários

Comentários