O Tribunal de Contas do Estado voltou a realizar auditoria surpresa em unidades de saúde públicas de Bauru e, novamente, irregularidades foram encontradas. A fiscalização ocorreu nesta quinta-feira (16) para comparar com os achados de outubro do ano passado e verificar se os gestores tomaram providências em relação aos problemas apontados na ocasião.
Na cidade, foram visitadas três UPAs, sob responsabilidade da prefeitura, e dois hospitais estaduais. Na UPA Ipiranga, pacientes foram encontrados em macas espalhadas pelos corredores, aguardando vaga de internação hospitalar. Também havia um aparelho de compressão (respirador) quebrado e banheiros de uso público em más condições.
A unidade não contava com Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), a mesma situação detectada na UPA Bela Vista, que também não apresentou certificado de desinsetização, de limpeza da caixa d'água e de registros de controle da qualidade da água. A enfermaria e a emergência do local estavam com pacientes aguardando transferência há mais de 24 horas.
A UPA Geisel/Redentor também estava sem AVCB e certificado de desinsetização, com pacientes esperando vagas há mais de 48 horas e aparelhos de ar-condicionado da recepção inoperantes. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que ainda não recebeu oficialmente o documento com os apontamentos listados pelo tribunal.
Já na rede estadual, a estrutura e mobiliário do Hospital Manoel de Abreu foram encontrados em excelentes condições. No Hospital Estadual, faltava AVCB, os banheiros externos e para pessoas com deficiência estavam em condições insatisfatórias, os mobiliários da ala de internações, deteriorados, o tomógrafo fora de operação e a UTI pós-operatória com vazamento no teto.
Em nota, o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru informou que aguarda o relatório final da fiscalização coordenada pelo TCE, com os apontamentos em cada unidade de saúde, para posterior análise e providências cabíveis.
TCE/Divulgação
Respirador encontrado quebrado na UPA Ipiranga
TCE/Divulgação
Vazamento no teto da UTI pós-operatória do Hospital Estadual
Comentários
4 Comentários
-
Terezinha Almeida 18/11/2023Esses comentários são de esquerdistas. Só não vê que a cidade mudou, quem tá cego -
ADRIANO A S ANDRADE 18/11/2023Além do fracasso na saúde pública da prefeitura de Bauru, vemos os buracos e remendos feitos na cidade durante todos estes anos piorarem e trazerem grande transtorno para a população. O mais incrível e que a prefeita e os vereadores agem como se morassem em Dubai.... Que mundo eles vivem? Espero que a população não votem em nenhum destes atuais políticos. -
Célia 18/11/2023Que descaso! Mal gestado... que vergonha! -
APARECIDO DE OLIVEIRA LIMA 18/11/2023Vendas a fiscalização do tribunal de contas eu noto que está acontecendo alguma coisa de errado em Bauru nós temos três hospitais Manoel de Abreu hospital universitário Hospital Estadual por quê essas roupas estão com gente no corredor isso é um desmando municipal você é uma pouca vergonha esses ge stores tá na hora de pôr na cadeia esse povo aí resolve e o Estadual você imagine com esse calor