Bauru atingiu um recorde histórico de calor em novembro. Segundo informações do Centro de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), a cidade atingiu 40.3 graus às 15h desta segunda-feira (13). Essa é a maior temperatura de novembro desde 2001, ano em que os dados começaram a ser registrados e disponibilizados.
De acordo com o Thiago Ferreira, meteorologista do IPMet, o mês de novembro costuma ser quente, mas devido às variações atmosféricas, esses aumentos podem ocorrer. Ele explica que, normalmente, a chuva alivia as altas temperaturas. No entanto, sem a precipitação, o calor aumenta.
O instituto aponta que o tempo segue estável, sem chuvas, na maior parte do estado de São Paulo, devido à presença da massa de ar quente e seco que mantém o predomínio de sol, céu claro a poucas nuvens e sem chuva. Pelo menos, essa é a indicação da maioria dos modelos. No entanto, um deles prevê possibilidade, ainda que baixa, de chuvas isoladas e rápidas na região de Bauru na terça (14) e no feriado de quarta-feira (15) - confira o que abre e o que fecha em Bauru no quadro desta página.
O IPMet calcula que a semana continuará quente. Até sexta (17), a previsão é de baixa probabilidade de precipitação e as máximas se mantêm em 42 graus. No sábado (18), o centro calcula que pode chover 3.1 milímetros, com máxima de 41 graus. O domingo (19) pode aliviar o calor dos bauruenses com máxima de 37 graus e alta chance de chuva.
O alerta é para a seca no município durante a semana. A umidade relativa do ar vai se manter abaixo dos 20%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), neste patamar a situação entra em estado de alerta. O ideal seria entre 60% e 80%.
Apesar de já ter registrado o recorte, o IPMet afirma que, "possivelmente", outros locais da cidade podem ter alcançado temperaturas ainda mais altas. O centro destaca que, para medições meteorológicas, é necessário seguir um padrão. No entanto, caso um termômetro nestas condições fosse instalado no Centro, por exemplo, o calor registrado poderia ser maior. Isso ocorre devido à influência da vegetação na temperatura.
Na atual onda de calor, as organizações, entre elas a OMS, alertam para que as pessoas abusem da hidratação e do filtro solar e evitem exercícios físicos ou exposições desnecessárias ao sol entre 10h e 16h. Este é o período em que o calor está mais intenso e a radiação solar mais forte.
A Prefeitura de Bauru, por meio da Defesa Civil, colocou à disposição da população um ponto de hidratação na Praça Rui Barbosa, desde segunda-feira (13).
O espaço está protegido por uma tenda e oferece, de forma gratuita, água para os frequentadores da região central da cidade, por conta das altas temperaturas previstas para esta semana, que passarão dos 40 graus. O ponto de hidratação funciona das 10h às 15h, até o final da onda de calor, e conta com o apoio da Secretaria do Bem Estar Social (Sebes) e do Departamento de Água e Esgoto (DAE).