BAURU

'Os Domingos de Clarice'


| Tempo de leitura: 2 min
Samantha Ciuffa/Divulgação
O livro é a obra de estreia de Vinícius Bonafé, que atuou como estagiário no Jornal da Cidade
O livro é a obra de estreia de Vinícius Bonafé, que atuou como estagiário no Jornal da Cidade

Reconhecida pelo talento e por ser uma das mais respeitadas escritoras brasileiras, Clarice Lispector é mundialmente celebrada por sua contribuição literária e uma descoberta histórica lança luz sobre um período pouco conhecido de sua trajetória: sua colaboração como colunista no Jornal da Cidade de Bauru. São materiais que ajudam a entender mais a figura de Lispector.

Nascida na Ucrânia e refugiada com a família no Brasil, a autora é reverenciada por obras como "A Hora da Estrela," "A paixão segundo G. H." e "Perto do coração selvagem." No entanto, pouco se sabe sobre sua atuação como jornalista, entrevistadora, cronista e colunista, intensificada principalmente no final dos anos 1960. Sobre a participação em um dos principais jornais do interior paulista com textos inéditos, até então, nada se sabia.

NO JC

Essa descoberta é o tema do livro de estreia do jornalista Vinícius Bonafé, que passou 3 meses analisando as colunas semanais de Clarice Lispector no acervo do Jornal da Cidade. O estudo revela 30 textos, dos quais oito foram originalmente publicados no JC, abrangendo 15 crônicas, 13 contos, uma resenha e um perfil. Esses textos foram escritos entre 3 de outubro de 1971 e 30 de abril de 1972.

Nessas colunas, a escritora discute uma ampla gama de temas, desde sua própria trajetória até reflexões sobre as artes e antecipações de clássicos futuros. Vinícius Bonafé observa que, ao ler essas colunas, a sensação é de folhear as páginas de uma biografia não autorizada - uma janela para a mente e a vida da autora.

"Eu sinto que o livro, criado a partir do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é a pecinha de um quebra-cabeça histórico perdida embaixo do sofá, mais especificamente em um rodapé de página do livro "Clarice Lispector Jornalista: páginas femininas e outras páginas", de Aparecida Maria Nunes. Além de auxiliar na reconstituição de um pequeno trecho jornalístico-literário brasileiro, posso contribuir com a bibliografia de uma das autoras mais relevantes da nossa literatura e com o percurso de um dos jornais impressos mais importantes do interior de São Paulo", afirma o autor.

A pesquisa traz à tona um aspecto pouco explorado da trajetória profissional de Clarice Lispector nas redações e reforça seu legado como uma das escritoras mais versáteis e influentes do Brasil. Sua contribuição como colunista no Jornal da Cidade de Bauru enriquece ainda mais a compreensão sobre sua influência no cenário literário e jornalístico.

SERVIÇO

O livro de estreia do autor Vinícius Bonafé, "Os Domingos de Clarice", pode ser adquirido nas lojas online: Amazon, Magazine Luiza e Estante Virtual (https://linktr.ee/viniciusbonafehttps://linktr.ee/viniciusbonafe).

Capa do livro
Capa do livro "Os Domingos de Clarice"
Trecho do anúncio de Clarice Lispector como nova colunista do JC
Trecho do anúncio de Clarice Lispector como nova colunista do JC

Comentários

Comentários