PREJUÍZO

Moradores reclamam de falta de energia elétrica por mais de 24 horas em Bauru

Por Tisa Moraes |
| Tempo de leitura: 3 min
Arquivo Pessoal
Árvore caiu sobre a rede elétrica no conjunto de chácaras Santa Maria
Árvore caiu sobre a rede elétrica no conjunto de chácaras Santa Maria

Moradores de diversos bairros de Bauru relatam estar sem energia elétrica há mais de 24 horas, após a forte chuva registrada na cidade, acompanhada de ventos que chegaram a 86,8 quilômetros por hora, na tarde de sexta-feira (3). Neste sábado, alguns deles procuraram o Jornal da Cidade para reclamar da demora para a normalização do abastecimento.

Um dos moradores que enfrentaram transtornos até esta tarde é o produtor rural José Roberto Pinheiro Góes, residente em Sítios Reunidos Santa Maria, às margens da rodovia Marechal Rondon, entre Bauru e o distrito de Tibiriçá. De acordo com ele, no local, vivem mais de 1,2 mil pessoas, que ficaram mais de 21 horas sem energia elétrica.

“No começo da tarde, voltou apenas uma fase, mas foi tarde demais. Tenho chocadeira com mais de 100 ovos de faisão e de peru e vou ter que jogar tudo fora. Além disso, perdi pelo menos dez carpas importadas, por falta de oxigenação no lago. Tem pessoas que criam peixes, produzem e armazenam leite, refrigerado, e também tiveram prejuízos, isso sem falar na perda de alimentos que estavam na geladeira”, lamenta.

José argumenta, ainda, que mais de 100 vizinhos registraram queixa junto à CPFL, inclusive sobre a existência de uma árvore caída sobre a rede elétrica, porém, após mais de 24 horas, o problema ainda não havia sido resolvido.

Moradores da região do Jardim Vânia Maria também relataram estar sem eletricidade até o começo da tarde deste sábado. “E isso está recorrente, sempre acabando, geladeira descongelada, carnes que podem estragar e sem previsão para regularizar. Não temos mais a quem recorrer”, disse uma mulher, que identificou-se apenas como Sandra.

O JC também recebeu a informação de que uma barbearia localizada na avenida Duque de Caxias, na Vila Cardia, atendeu os clientes na calçada, neste sábado, em razão da persistência do desabastecimento de energia desde a tarde de sexta. Também houve queixas de moradores do Núcleo Gasparini, Vila Pacífico, Jardim Olímpico e Jardim Carolina.

Em comunicado divulgado neste sábado, o governo do Estado informou que está atuando de forma ininterrupta no monitoramento e atendimento de ocorrências provocadas por tempestades e rajadas de vento que atingiram municípios paulistas. Até o início da tarde, o Executivo havia sido informado sobre a persistência de interrupção de energia em mais de 40 cidades, entre elas, Bauru e Jaú. “Estamos em contato com as concessionárias que atuam sob regulação da União para reforçar a necessidade de esforço emergencial e a urgência na normalização do fornecimento de eletricidade”, concluiu.

Por meio de nota, a CPFL Paulista afirmou que suas equipes atuam de forma contínua e ininterrupta nos reparos da rede elétrica danificada durante o temporal, que atingiu grande parte de sua área de concessão. "Todo o efetivo da distribuidora foi imediatamente mobilizado e priorizou o restabelecimento de energia aos serviços essenciais, como hospitais, unidades de serviço de abastecimento de água e demais serviços públicos prioritários à segurança da população. A companhia ressalta que, apesar dos danos, a maioria dos clientes já teve o fornecimento restabelecido. As ocorrências pontuais serão atendidas no menor tempo possível", acrescentou.

Comentários

12 Comentários

  • MIGUEL BERNARDES DAMASCENO 06/11/2023
    Claro que não se justifica, mas a causa de todo transtorno é a existência de árvores em local inapropriado, e também falta de prevenção dos responsáveis, se bem que lugar de árvores é na floresta, no meio urbano elas só causam transtornos, enquanto isso, o desmatamento corre solto.
  • Estevan Costa Rodrigues de Sá 06/11/2023
    24 horas é lamentável. Aqui na zona rural do Bairro Rio Verde, chácaras Maritaca ficamos 53 horas e 45 minutos sem energia. Um descaso total com os moradores. Muitas perdas!
  • Ricardo 06/11/2023
    Moro em bauru no recanto maricel...ficamos sem energia mais de 15 hs....estragou um monte de coisas poraqui...essa empresa se quer se preocupa com seus clientes...um pouco caso com todos pagamos nossa conta em dia pra ter um serviço de terceira qualidade... é só virar o tempo aqui a energia já cai...agora a desculpa é o vento...depois é a chuva...até quando.....
  • AIRTON LOPES PAIXAO 05/11/2023
    Um descaso, desrespeito com a população que paga por uma energia cara, e qdo surge essas ocorrências, citar mais de 24hs pra normalizar. Condomínios da cidade,vários, sem energia e devido a demora pra solucionar, acabaram ficando sem água. Pessoas de idade presas em seus aptos, pois não conseguiam descer escadas, já que elevadores não funcionavam, e não venha pedir pra cuidar, podar árvores, pois teve lugares que não ouve problemas causados por isso, os problemas maiores foram causados por raios, e como a cpfl atualmente só visa lucro, demitiu muitos funcionários e qdo acontece algo assim, temos que ficar mais de 24 hs a espera da solução. Tem que meter processo pra cima e lutar pra ser indenizados pelos prejuízos, do contrário, esse descaso vai tornar corriqueiro.
  • Luzia 05/11/2023
    Tadinho do homem que perdeu as carpas importadas....em São Paulo tem gente que perdeu a vida
  • Mauricio Goncalves de Moura 04/11/2023
    Domingo dia 29 ficamos 14 horas sem energia elétrica. Dia 3 após o vendaval, as redes caíram. Ficamos 21 horas até voltar uma fase. Sitios Reunidos de Santa Maria é uma associação de pequwnos produtores rurais. Boa parte já tiveram perdas. A CPFL está tratando com descaso. Para a comentarista Ana: não se trará apenas de gestão das árvores. Precisamos de agilidade nos serviços essenciais.
  • Lair 04/11/2023
    Aqui no Morumbi também já se faz mais de 24 horas sem energia elétrica.. a Enel não responde as solicitações feitas pelos canais de atendimento.
  • Terezinha Maria Zaghis Correia 04/11/2023
    É um total descaso com a população, não temos aonde reclamar, só aplicativo. Na vila giunta ficamos 18 horas sem energia elétrica. Essa semana é a terceira vez que acontece.
  • Julio Cesar 04/11/2023
    Atendimento da CPFL está cada dia pior. Muitas interrupções no fornecimento, oscilações na rede e iluminação pública precária, com diversas lâmpadas queimadas ou piscando e quando pedimos reparo, o prazo é de 30 dias.
  • Ana 04/11/2023
    Em vez de reclamarem da CPFL, façam gestão das árvores para não deixar crescer e cair na rede da CPFL
  • Stephani cristina rodrigues da silva 04/11/2023
    Moro na pousada da esperança 2 em bauru estamos sem energia muito antes da chuva de ontem era 11 da manhã já não tinha mais energia, a gente entra em contato com a cpfl somos feitos de besta diz que não tem nem previsão pra retornar a energia, final de semana passado a mesma coisa ficamos sábado e domingo sem energia nenhuma até tarde da noite e nao adianta ligar lá eles fazem maior pouco caso.Gostaria de saber quem vai arcar com o prejuízos das coisas estragadas ,temos crianças pagamos nossa conta em dia pra que ?
  • João Alex Pereira da Silva 04/11/2023
    Bairro pousada da esperança 2 está ficando sem energia acaba na sexta e volta na segunda feira tôdo fiz de semana mesma coisa e não por causa de temporal não sempre acaba antes