Agudos - Dois dias após divulgar que um menino de três anos foi diagnosticado com meningite viral na cidade, a Prefeitura de Agudos (13 quilômetros de Bauru) iniciou, no último sábado (28), operação de limpeza, desinfecção e higienização de unidades escolares, com foco inicial nas creches-berçários, onde alunos são mais vulneráveis à circulação de vírus. A ação é uma parceria entre Secretarias de Saúde e Educação e a primeira unidade beneficiada foi a creche-berçário Neuza Milaré.
"Municípios da região estão registrando surtos de viroses e, em Agudos, já há um caso de meningite viral, o que ampliou ainda mais a necessidade urgente deste serviço. A ação visa mitigar esses riscos e prevenir surtos de doenças infecciosas, proporcionando um ambiente propício para o aprendizado e crescimento saudável", disse a administração por meio de nota.
"A sanitização desses ambientes oferece mais segurança aos alunos que frequentam as unidades escolares. É uma força-tarefa com o objetivo de deixar as escolas em boas condições, para que os alunos possam frequentar um ambiente saudável e oferecer mais tranquilidade aos pais", ressaltou Tatiana Amarilia, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Agudos.
Segundo o Executivo, a medida não se limitará à creche-berçário Neuza Milaré. "A administração planeja estender a operação de limpeza e desinfecção a outras unidades escolares", revela. "Além disso, essa ação ocorrerá durante o próximo feriado prolongado de Finados, garantindo que espaços escolares permaneçam livres de potenciais ameaças à saúde dos estudantes".
Conforme divulgado pelo JC, na noite da última quinta (26), a Secretaria de Saúde de Agudos divulgou nota informando registro de caso positivo de meningite viral na cidade. O paciente tem três anos e, na ocasião, estava internado em um hospital particular, com quadro clínico estável.
Comentários
2 Comentários
-
Mônica Lima 31/10/2023A desinfecção do ambiente é importante, mas se uma criança estiver doente pode transmitir a doença a vários outros. -
Tati 31/10/2023Tem que cuidar mesmo! Conheci um menino de 13 anos que pegou a meningite que não dão vacina na rede pública (existem vários tipos e a rede pública só da a mais comum), e ele morreu em uma semana.