COOPERAÇÃO

Radar meteorológico da Unesp vai apoiar Defesa Civil no Litoral Norte


| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/Unesp
IEAMar-Unesp, em São Vicente, onde foi assinado o termo de cooperação
IEAMar-Unesp, em São Vicente, onde foi assinado o termo de cooperação

O reitor da Unesp Pasqual Barretti e o secretário estadual da Casa Militar e Defesa Civil coronel Henguel Ricardo Pereira assinaram, na última terça-feira (24), na sede do IEAMar-Unesp, em São Vicente, um termo de cooperação para que o radar meteorológico móvel recém-adquirido pela universidade seja utilizado para estudos e monitoramentos de interesse da sociedade paulista.

Até o final do ano, o equipamento será posicionado na cidade de Ilha Bela para monitoramento do clima e de fenômenos atmosféricos no Litoral Norte, região atingida em fevereiro por um violento temporal que deixou dezenas de mortos.

A montagem do radar meteorológico foi concluída nesta semana na sede do IEAMar, onde ainda serão realizados ajustes e os primeiros testes necessários antes que o equipamento entre efetivamente em funcionamento. Pelo termo de cooperação, os dados gerados pelo radar serão enviados para o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Faculdade de Ciências do câmpus de Bauru da Unesp, sendo posteriormente compartilhados com a Defesa Civil, responsável pela emissão de alertas à população com base na previsão meteorológica.

"Esse novo radar da IEAMar-Unesp complementará a rede de radares mas não interfere na proposta do governo em trocar os dois do IPMet, mesmo porque são configurações muito distintas, alcances diferentes", explica da diretora da Faculdade de Ciências, Vera Capellini. De acordo com ela, os que virão ao município se somarão à difícil tarefa da Defesa Civil em proteger vidas e preservar o patrimônio publico. "Estamos em forte trabalho para continuar a próspera relação com a Secretaria da Defesa Civil do Estado", diz.

Comentários

Comentários