MOSTRA

No Dia Internacional da Animação, curta!


| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Carcinização (veja mais no final)
Carcinização (veja mais no final)

A população de Bauru poderá prestigiar a arte de animação, comemorada no dia 28 de outubro, portanto neste sábado, quando ocorre a mostra "Dia Internacional da Animação", o DIA, que completa 20 anos. O evento contará com exibições de curtas-metragens nacionais e internacionais deste gênero, que acontecem em várias cidades do Brasil, inclusive na Sem Limites.

O DIA tem como objetivo ampliar o acesso e fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzido no Brasil. Em Bauru, o evento produzido por José Vinagre conta com o apoio do Instituto Formando Mentes Coletivas, cuja sede será palco dos 'desenhos' para crianças e adultos, nacionais e internacionais, exibidos a partir das 19h30. A classificação indicativa é de 12 anos e a entrada é gratuita.

O instituto fica localizado na Rua Azarias Leite 13-03, Altos da Cidade.

A primeira edição do DIA aconteceu em 2004 no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição de "Planeta Terra", filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores. Desde então, as apresentações foram alcançando mais cidades em diferentes lugares do País, chegando atualmente a mais de 100 municípios em todas as regiões do Brasil.

A inciativa, inclusive, provoca a integração cultural, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura, destaca os organizadores. De acordo com eles, os mesmos curtas são exibidos em grandes centros, e também em cidades do Interior onde não há salas de cinema.

Ao longo dos últimos 20 anos, o DIA já exibiu curtas de realizadores independentes, estudantes e obras premiadas no Brasil e no Exterior, como Guida (Rosana Urbes), Viagem na Chuva (Wesley Rodrigues), Dossiê RêBordosa (Cesar Cabral), O projeto do meu pai (Rosaria), Torre (Nádia Mangolini), entre outros.

A data para comemoração foi escolhida porque, no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França.

Para mais informações, acesse http://www.diadaanimacao.com.br

Take Rabbit (crédito: Divulgação)
Take Rabbit (crédito: Divulgação)
Las Peripecias de Sir Percival (crédito: Divulgação)
Las Peripecias de Sir Percival (crédito: Divulgação)

Comentários

Comentários