Prezado leitor,
É comum que a gente associe a acne à explosão hormonal que acontece na adolescência e acredite que, depois dos 20 anos, a condição não volte mais. Em alguns casos, isso acontece de fato.
Mas e quando a acne ressurge após os 25 anos? Ou quando você passa a adolescência sem nenhuma espinha, mas, na fase adulta adulta, ela chega com tudo?
Pois é, a verdade é que acne é uma condição da pele que extrapola a adolescência e, nesta edição, eu falo mais a respeito.
Entenda o que é acne
A acne vem da inflamação nas glândulas sebáceas, que permitem acumular queratina e restos epiteliais. A gordura em excesso, responsável por obstruir os poros, acaba atraindo bactérias da espécie Propionibacterium acnes (P. acnes), que se alimentam dela.
Da inflamação inicial, surgem os cravos — aquelas pontinhas pretas ou esbranquiçadas no rosto, muito visíveis no nariz e queixo, principalmente. A espinha avermelhada, de ponta branca, ou as lesões internas, bem doloridas, são estágios mais avançados, que sinalizam infecção bacteriana na área.
Por que a acne surge, ou ressurge, na mulher adulta?
Uma vez que a acne não é um problema exclusivo de quem é adolescente, ela pode voltar ou aparecer mesmo depois dos 25 anos, quando passa a ser considerada adulta.
Apesar de ser mais frequente nas mulheres, também pode surgir em homens.
Confira as principais causas:
1. Questões hormonais
Alterações nos níveis hormonais, como aumento da produção de hormônios masculinos (andrógenos) durante o ciclo menstrual, gravidez, menopausa ou síndrome dos ovários policísticos (SOP), podem desencadear a acne.
Isso ocorre porque os hormônios podem estimular as glândulas sebáceas a produzir mais óleo, o que pode obstruir os poros e levar ao desenvolvimento de acne.
2. Estresse
O estresse crônico pode afetar negativamente o equilíbrio hormonal e aumentar a produção de cortisol, que por sua vez pode estimular a produção de óleo na pele, predispondo-a à acne.
3. Produtos inadequados ao seu tipo de pele
O uso de produtos de cuidados com a pele inadequados para o seu tipo de pele ou comedogênicos (que obstruem os poros) pode contribuir para o desenvolvimento de acne.
Em geral, peles com tendência à acne devem usar produtos livres de óleo, seguindo recomendações médicas.
4. Alimentação
Mesmo que a conexão entre dieta e acne seja complexa e varie entre cada um de nós, alguns estudos sugerem que dietas ricas em alimentos processados, açúcar e laticínios podem estar relacionadas ao surgimento ou piora da acne em algumas pessoas.
5. Uso de medicamentos
Alguns remédios, como corticosteróides, contraceptivos orais e alguns antidepressivos, podem afetar os hormônios e desencadear ou agravar a acne.
6. Mudanças no estilo de vida
Alterações repentinas no estilo de vida, como falta de sono, má alimentação, consumo de álcool ou tabagismo, tendem a afetar a saúde da pele e contribuir para o surgimento da acne.
7. Genética
A predisposição genética desempenha um papel importante na suscetibilidade à acne, portanto, se outros membros da sua família têm acne na idade adulta, você também pode ser mais propenso a desenvolvê-la.
8. Excesso de poluição
A exposição à poluição do ar e a partículas ambientais podem obstruir os poros e contribuir para o desenvolvimento da acne.
9. Maquiagem pesada
Maquiagem de má qualidade ou produtos que obstruem os poros podem agravar a acne. Certifique-se de usar produtos não comedogênicos.
Tanto a poluição quanto a maquiagem de má qualidade são fatores que pioram o caso de acne, sobretudo quando você não limpa bem a pele, principalmente antes de dormir.
Como tratar a acne?
O tratamento de acne deve ser indicado por seu médico dermatologista, pode até ser um tratamento multidisciplinar, quando envolve questões hormonais.
Em alguns casos, o simples uso de produtos tópicos (sabonete, secativos e loções) já melhoram o quadro.
Em outros, é preciso de antibióticos ou antiinflamatórios via oral. Seu médico ainda pode indicar lasers, microagulhamento, peelings e outros procedimentos para que os resultados sejam mais eficientes.
O importante é não demorar pra buscar ajuda médica e jamais espremer as lesões de acne, combinado?
Um forte abraço e até o próximo domingo!
Daniela Hueb
Médica, CRM-SP 96.027