ECONOMIA

Inflação americana

Por Reinaldo Cafeo |
| Tempo de leitura: 4 min

O CPI (índice de Preços ao Consumidor) subiu 0,4%, pouco acima da projeção, que era de 0,3%. No entanto, há uma desaceleração com relação a agosto, que havia sido de 0,6%. No acumulado de 12 meses, o índice atingiu 3,7%, também pouco acima da projeção de 3,6%.

Inflação brasileira
O IPCA, inflação oficial do Brasil, apontou alta de 0,26% em setembro, abaixo da estimativa de 0,32%, e ante 0,23% de agosto. No ano, o IPCA acumula alta de 3,50% e, nos últimos 12 meses, de 5,19%, acima dos 4,61% observados nos 12 meses anteriores. Em setembro de 2022, a variação havia sido negativa em 0,29%.

Como ficam os juros?
Nos Estados Unidos há uma divisão nas opiniões: manter ou elevar em 0,25 ponto percentual. Considerando que a meta de inflação é de 2% ao ano, e no acumulado de 12 meses está em 3,7%, é possível uma alta de 0,25 na próxima reunião do Fed no início de setembro. Por aqui, as projeções indicam duas quedas de 0,5 ponto percentual até o fim do ano. Lembrando que nos EUAs os juros anuais estão no intervalo entre 5,25% e 5,50% e aqui 12,75%.

Direitos do consumidor (1)
Familiarize-se com os direitos básicos do consumidor, como o direito à informação adequada, à segurança dos produtos e serviços, à reparação de danos e à desistência de compras. Uma dica é pesquisar antes de comprar: Faça uma pesquisa detalhada sobre o produto ou serviço que você deseja adquirir. Compare preços, qualidade, garantias e reputação da empresa antes de tomar uma decisão.

Direitos do consumidor (2)
Exija informações claras. Antes de realizar uma compra, solicite informações claras e completas sobre o produto ou serviço, incluindo características, prazo de entrega, formas de pagamento e garantias oferecidas. Guarde documentos e comprovantes: Mantenha todos os documentos relacionados à compra, como notas fiscais, contratos, comprovantes de pagamento e garantias. Esses documentos podem ser necessários para resolver qualquer problema futuro.

Direitos do consumidor (3)
Verifique a reputação do fornecedor. Antes de comprar de uma empresa desconhecida, verifique sua reputação. Pesquise sobre a empresa online, leia avaliações de outros consumidores e verifique se ela possui reclamações registradas em órgãos de defesa do consumidor. Cuidado com as compras online. Ao fazer compras online, verifique se o site é seguro, se possui certificados de segurança e se possui uma política clara de privacidade. Além disso, leia atentamente os termos e condições de compra antes de finalizar a transação.

Direitos do consumidor (4)
Esteja atento às cláusulas abusivas. Fique atento a cláusulas contratuais abusivas, que podem limitar seus direitos como consumidor. Se encontrar alguma cláusula que considere abusiva, questione-a e procure orientação jurídica, se necessário. Exerça o direito de arrependimento. O Código de Defesa do Consumidor garante o direito de desistir de uma compra realizada fora do estabelecimento comercial, como compras online ou por telefone, no prazo de 7 dias a partir do recebimento do produto.

Vamos economizar? (1)
Muita gente está com o dinheiro “curto”, ou seja, o recurso acaba antes do fim do mês. Que tal economizar em casa? Comece fazendo um orçamento. Faça um levantamento detalhado de todas as suas despesas mensais, desde contas fixas como aluguel, energia elétrica e água, até gastos variáveis como alimentação e lazer. Em seguida, identifique áreas onde é possível reduzir custos e estabeleça metas realistas de economia. Economize energia: A energia elétrica é uma das despesas que podem ser reduzidas em casa. Desligue os aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso, utilize lâmpadas de LED de baixo consumo energético, regule a temperatura do ar-condicionado e evite deixar a geladeira aberta por muito tempo. Além disso, considere investir em equipamentos eficientes em termos de energia, como eletrodomésticos com selo de eficiência energética.

Vamos economizar? (2)
Evite desperdícios de alimentos. Planeje suas refeições com antecedência, faça uma lista de compras e compre apenas o necessário. Evite jogar alimentos no lixo, aproveitando sobras para preparar novas refeições ou congelando-os para consumo posterior. Além disso, evite comer fora com frequência, pois isso pode ser uma despesa significativa. Avalie suas assinaturas e planos. Revise suas assinaturas mensais, como serviços de streaming, academia, revistas, entre outros, e avalie se você realmente utiliza e se vale a pena mantê-los. Da mesma forma, verifique seus planos de celular, internet e TV a cabo, e considere renegociá-los para obter melhores condições e reduzir custos

Mude já, mude para melhor!
Neste domingo, dia 15, é Dia do Professor. Tenho orgulho de exercer esta profissão há 40 anos. Os Professores são os pilares do conhecimento, guiando mentes e corações rumo ao crescimento intelectual e pessoal. Parabéns, queridos Professores. Mude já, mude para melhor!

Comentários

Comentários