OPINIÃO

Escolinha da RFFSA

Por Hudson Carrer Pereira | 28/09/2023 | Tempo de leitura: 2 min

O autor foi aluno da turma 1992-1994

Gostaria de escrever sobre um dos vários estabelecimentos de ensino da cidade de Bauru que muito contribuiu para a nossa sociedade. Trata-se do Centro de Formação Profissional Engenheiro Aurélio Ibiapina, carinhosamente chamado de "Escolinha da Rede", em parceria com o Senai. O motivo deste texto é prestar uma singela homenagem a todos os professores e funcionários que participaram da jornada de transformar adolescentes em jovens responsáveis, sempre com disciplina e conhecimento técnico. Prefiro não citar nomes com receio de ser injusto ao esquecer de alguém, dado que todos contribuíram nesta bonita missão.

Em nossa sociedade temos cidadãos que seguiram a profissão técnica do curso e outros que não, mas todos carregam com carinho os três anos de RFFSA. Das recordações ficaram os tempos rigorosos em horário, disciplina, esforço nos estudos, responsabilidade ao manusear ferramentas e máquinas pesadas; porém, acima de tudo isso, guardamos um sentimento de cumplicidade e alegria da convivência de todos.

Ainda hoje, ao deparar-me com dificuldades normais na vida de qualquer pessoa, o fato de ter aprendido com esses professores dão-me a certeza de que posso superar quaisquer outros obstáculos. Em minha época, os alunos recebiam meio salário-mínimo e ticket alimentação, que ajudava bastante todas as famílias. Pergunto: qual o custo disto para a sociedade em comparação com os benefícios? Por que não há mais incentivos de políticas públicas de ensino profissionalizante e, no caso da RFFSA, de fomento ao transporte ferroviário?

Pedindo desculpa por esta reflexão, retomo o motivo da minha escrita. Fazer vênia a todos os professores e funcionários. Espero que a Câmara Municipal de Bauru possa um dia fazer a homenagem que todos eles merecem e avisar com antecedência aos alunos para comparecerem. Seria uma honra.

Aos professores, meu muito obrigado. Vocês ensinaram muito mais que ler a medida em um paquímetro, manusear uma forja ou operar um torno. Vocês ensinaram valores que todos os alunos carregam até hoje.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.