Aos 86 anos, o cardiologista Álvaro Paschoal morreu, nesta segunda-feira (25), em Bauru. Quando foi Secretário Municipal de Saúde, inaugurou o Pronto-Socorro Municipal, na rua Monsenhor Claro, ao lado do Hospital de Base (HB). Ele foi também o primeiro presidente da Unimed Bauru e um dos fundadores da cooperativa, no dia 6 de julho de 1971. Leia mais abaixo.
Mas seu pioneirismo foi além. Junto com um grupo de médicos, fundou a primeira Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de Bauru, no hospital Beneficência Portuguesa. Também com colegas, após tomarem conhecimento de uma experiência em Santos, tirou do papel a Cooperativa de Trabalho Médico em Bauru. Nascia, então, a Unimed, da qual ele foi o primeiro presidente.
Formado no Rio de Janeiro, o cardiologista atendeu muita gente por meio de trabalho voluntário assistindo doentes que não podiam pagar consultas particulares (única opção à época). A história, inclusive, consta de uma moção de aplauso que ele recebeu na Câmara Municipal de Bauru, por iniciativa do então vereador e também médico Paulo Eduardo de Souza.
O texto que tramitou no Legislativo destacava outros aspectos do médico Álvaro Paschoal, como competência, honestidade e ética, sendo respeitado por pacientes, colegas, amigos e familiares. Na época de sua formação, foi centroavante da seleção universitária do Rio de Janeiro e, em muitas oportunidades, se encontrou com Pelé, que já conhecia do Baquinho em Bauru, Didi e Garrincha, no Maracanã.
Quando voltou para Bauru, se casou com Milde, de quem era viúvo há 27 anos. Após sucumbir a um câncer de fígado nesta segunda, deixou os filhos Adriane, Eliane, Ricardo e Álvaro Júnior.
Parentes e amigos se despendem dele, nesta terça-feira (26), no Centro Velatório Terra Branca, na quadra 5 da rua Gerson França, no Centro. Ele Será sepultado, às 15h30, no Cemitério da Saudade.
NOTA OFICIAL DA UNIMED
A Unimed enviou uma nota oficial para lamentar a perda. “É com muita tristeza que hoje recebemos a informação do falecimento do dr. Álvaro, um médico apaixonado pela profissão, que se dedicou ao longo de sua carreira a salvar outras vidas. Além disso, foi um visionário. Idealizou, junto com outros 44 médicos, um novo modelo de atendimento na área da saúde que revolucionou o setor: a cooperativa de trabalhos médicos Unimed Bauru”, frisou Aparecido Donizeti Agostinho, presidente da Unimed Bauru.