SAÚDE & BELEZA

Aprenda a respirar da forma correta com três exercícios


| Tempo de leitura: 2 min
Freepik
Uma das dicas é alternar a respiração entre as narinas
Uma das dicas é alternar a respiração entre as narinas

Nós inspiramos e expiramos aproximadamente 25 mil vezes por dia. E, apesar disso, de acordo com especialistas, incluindo pneumologistas e psiquiatras, segundo reportagem publicada no jornal "The New York Times", a maior parte de nós está fazendo isso errado, respirando muito rapidamente e muito superficialmente. Ao longo das últimas décadas, pesquisas começaram a confirmar o que culturas ancestrais ao redor do mundo por muito tempo acreditaram: exercícios respiratórios, a prática de corrigir e controlar a respiração através de exercícios simples, podem melhorar a saúde e o bem-estar.

Em repouso, a respiração deve ser devagar e constante, entre 12 e 20 respirações por minuto. Desacelerar, conscientemente, ainda mais, para cinco a sete respirações por minuto em repouso, pode ajudar a reduzir a pressão arterial, regular os batimentos cardíacos e melhorar o humor. Pesquisadores têm afirmado que respirar lentamente pode reduzir a dor crônica, o estresse e a depressão, além de aumentar a forma física e os níveis de energia.

Um estudo, publicado em abril do ano passado, descobriu que os exercícios respiratórios ajudaram pacientes em recuperação da Covid-19 a retomar um ritmo de respiração saudável. E um outro estudo, publicado em novembro, mostrou que exercícios respiratórios, entre outras práticas de atenção plena, foram tão efetivos quanto remédios para tratar transtorno de ansiedade.

"Quando doentes, estressadas ou ansiosas, muitas pessoas começam a respirar apressadamente com a parte superior do peito, o que ativa o sistema nervoso simpático do corpo" - explica a pesquisadora de neurobiologia na Universidade de Stanford e co-autora de um estudo publicado em janeiro sobre como exercícios de respiração podem ser usados para melhorar o humor, Melis Yilmaz Balban. Veja logo abaixo:

  • 4-4-8 respiração: tente este exercício se você estiver se sentindo ansioso ou assustado. O que fazer: inspire por quatro segundos, prenda sua respiração por quatro segundos e, então, expire contando até oito. Repita este processo;
  • Alternar a respiração entre as narinas: esse exercício, emprestado das práticas da yoga, pode ajudar a melhorar o foco. O que fazer: feche sua narina direita e inspire através da sua narina esquerda contando até quatro. Agora, feche a sua narina esquerda e expire com a sua narina direita também contando até quatro;
  • Respiração box: ela pode ajudar a melhorar o foco cognitivo. O que fazer: inspire por quatro segundos, prenda a respiração por quatro segundos, exale contando até quatro e prenda a respiração novamente por quatro segundos.

Comentários

Comentários