ORGANIZAÇÃO

O closet ideal

Por Lisia Vargas | 23/09/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Pixabay

Na hora de fazer o projeto do closet, leve em conta as necessidades da família
Na hora de fazer o projeto do closet, leve em conta as necessidades da família

Lísia, estou construindo a casa nova. Como devo fazer os meus armários? Esse é um dos questionamentos mais comuns que me fazem... Esse é um tema que rende: projeto! E sou apaixonada por ele! Como seria o "closet ideal"? Para cada pessoa/família, um ideal! Todo projeto deveria contar com a parceria de arquiteto, marceneiro, personal organizer e cliente durante o seu desenvolvimento. A PO entra com a compatibilização do acervo, estudo da rotina e necessidades pessoal e familiar. Assim, com certeza o projeto será um sucesso.

O que mais vemos por aí são "projetos padrão", e que não se adequam, na maioria dos casos, a todos os consumidores. Não é necessário um espaço grande para a criação de um closet. Tudo vai depender do espaço livre que você possui, e principalmente, do seu acervo.

No Closet, ou armário de roupas, temos algumas indicações gerais.

O cabideiro sempre otimiza o espaço. Nele conseguimos acomodar um maior número de peças do que em prateleiras e/ou gavetas. Além de ficar tudo sempre à vista, facilitando a busca no momento da necessidade, as roupas estarão muito mais em ordem na hora de vestir. Sem falar na otimização e agilidade da rotina doméstica.

Leve em conta suas características pessoais. Como altura, tamanho do pé... A altura de um cabideiro não poderá ser a padrão. Por exemplo, para uma pessoa de 2 metros de altura ou para uma muito baixinha.

Para garantir a circulação adequada, reserve no mínimo 60 cm de "corredor", esse será o espaço que você vai transitar, abrir portas, gavetas e utilizar para se vestir. Mas, se esse espaço for dividido com mais pessoas, o ideal é que seja um pouquinho maior.

A iluminação é outro detalhe importante. A área total deve ter iluminação direta, nenhum nicho pode escapar. Uma excelente opção é a iluminação interna, diretamente nos cabideiros. Agora, se você mora em casa, uma claraboia, cúpula, átrio, lanternin são sempre ótimas soluções.

A profundidade padrão do armário é de 55 cm.

Para maleiros considere de 35 a 45 cm de altura, confira o tamanho das malas que você utiliza com mais frequência, essas devem estar sempre à mão, ok?! Dê preferência para guardá-las “de pé” e na lateral, assim você otimiza o espaço.

Cabideiro aéreo, aquele instalado na altura dos maleiros, uma ótima opção pra quem tem pouco espaço, mas tome cuidado: eles não suportam muito peso, então priorize as peças leves.

Prateleiras são sempre melhores que os nichos, o espaço rende muito mais. Elas são ideais para bolsas e objetos diversos.

Sapateira, o ideal é guardarmos os sapatos longe das roupas, um espaço exclusivo para eles. As prateleiras devem ter alturas variáveis, de acordo com o tipo de calçado e as quantidades.

Se você está sonhando com a nova casa, ou só com um closet novo, pense bem, o investimento em armários, não é pequeno. Provavelmente você se utilizará deles por muito tempo, ou até pelo resto da vida.

Então, invista com segurança, em um projeto totalmente personalizado para você e para as suas necessidades. Assim o seu sonho será realizado com segurança e tranquilidade. Afinal, quem não quer um closet que dê vontade de morar dentro dele?

 Uma semana abençoada a todos!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.