A CIDADE É SUA

Vereador irá apresentar projeto de ‘Ruas Acalmadas’ à Emdurb

Por Tisa Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Prefeitura de Maringá
Projeto Ruas Acalmadas em Maringá (PR)
Projeto Ruas Acalmadas em Maringá (PR)

O vereador Miltinho Sardin (PTB) irá apresentar à Emdurb e à Prefeitura de Bauru um a proposta de implantar um projeto de sinalização viária aos moldes do já estruturado no município de Maringá (PR) há alguns anos, com o objetivo de reduzir o volume de colisões entre veículos em cruzamentos. De baixo custo, o dispositivo de redução de velocidade prevê a implantação de tachões e faixas horizontais, de modo a estreitar a pista nas esquinas.

Constitui-se, ainda, na delimitação com tachões em curva nos cruzamentos, também como forma de diminuir a velocidade dos veículos e ampliar a visão dos motoristas sobre o fluxo viário nestes locais, garantindo, assim, um trânsito mais seguro. Em Maringá, o projeto recebeu o nome de "Ruas Acalmadas', com dispositivos implementados em vias de mão única onde foi detectado grande número de veículos transitando acima da velocidade permitida, com consequente incidência alta de acidentes, além de risco à segurança dos pedestres.

Com as curvas ampliando a área impedida para o trânsito no cruzamento e o estreitamento da pista ao chegar na esquina, o motorista que está na preferencial é forçado a reduzir a velocidade, mitigando o risco de colisões ao cruzar as ruas perpendiculares (veja imagem ao lado).

"Tanto na preferencial quanto no pare, só passa um carro por vez e o condutor descuidado terá de se atentar", comenta ele, que conheceu o projeto em visita à cidade paranaense em 9 de setembro e deverá entregar, ainda nesta semana, ofício com a sugestão do projeto à Emdurd e prefeitura.

Sardin adianta que irá propor a criação de um projeto-piloto, sugerindo a implantação da sinalização, inicialmente, nos cruzamentos entre as ruas Rui Barbosa e Padre Anchieta, Silva Jardim e Padre Anchieta, ambos no Jardim Bela Vista, e alamedas Cônego Aníbal Difrância e dos Jasmins, no Parque Vista Alegre.

"Nestes locais, a população pede semáforo, cujo conjunto mais barato custa R$ 70 mil. Já o inteligente sai, em média, por R$ 125 mil. Com a sinalização, o problema no trânsito pode ser solucionado com custo muito menor, apenas com compra de tinta e tachões", completa.

Miltinho Sardin visitou Maringá (PR) em 9 de setembro
Miltinho Sardin visitou Maringá (PR) em 9 de setembro

Comentários

4 Comentários

  • Teco-teco 23/09/2023
    Isso vai funcionar pros carros, mas pra motos, de forma alguma! Os motoqueiros em Bauru, principalmente entregadores, são muito sem noção e andam em altíssima velocidade e não respeitam as sinalizações.
  • Marcio Eduardo 22/09/2023
    Complicado mesmo em Bauru são os funcionários da Endurb e Dae responsáveis pelos reparos nas vias, asfalto novo, e já estão retalhando, aí vem o reparo porco, falta fiscalização, deve descontar do salário pra resolver isso, IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA na cara dura, ambos poderes!
  • Edson 22/09/2023
    https://cbnmaringa.com.br/noticia/moradores-da-zona-2-reclamam-que-ruas-acalmadas-perderam-efeito
  • Jurandir José Lopes 22/09/2023
    Não conheço o projeto de Maringá. Visito muito Bauru pois tenho parentes aí. Acho o trânsito bem complicado. Qualquer ação para evitar acidentes, é louvável. Parabéns ao vereador