CULTURA

Diversidade cultural no audiovisual


| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Espaço Cultural Correios Niterói/Agência Brasil
Na imagem, obra da artista plástica Margaret de Castro mostra a diversidade cultural
Na imagem, obra da artista plástica Margaret de Castro mostra a diversidade cultural

O recém iniciado Projeto de Extensão "A diversidade cultural de todos nós", vinculado ao Departamento de Comunicação Social da Unesp, realizará o Workshop online "A importância da diversidade cultural." O evento será neste sábado (16), a partir das 10h, gratuitamente, via Google Meet. A iniciativa tem como objetivo popularizar o tema para a sociedade e estimular o acesso às obras audiovisuais locais e regionais ligadas à diversidade cultural, inclusive alocadas no site da Cinemateca Digital Bauruense.

Os projetos de extensão são iniciativas que visam aproximar a sociedade dos conhecimentos do ensino superior de universidades e faculdades. A professora da Unesp e coordenadora do projeto, Vivianne Lindsay Cardoso, explica que a diversidade cultural é um tema que vem sendo discutido no Brasil com mais atenção desde 2006, quando houve regulamentação sobre o tema. No entanto, ainda pouco foi popularizado na sua compreensão mais ampla.

"A cultura é naturalmente diversa e envolve muitas camadas, sejam elas de valores, princípios e crenças. São inúmeras as formas de ser e existir no mundo, assim como suas manifestações. Por isso, nossa ideia é mostrar um pouco dessa diversidade, especialmente no audiovisual, uma forma de comunicação muito atrativa e envolvente", explica. A diversidade cultural é um conceito que consolidou seus debates no mundo a partir do início do século 21 e vem ganhando força nas inúmeras manifestações de raça, religiosas, de gênero, artes etc.

O evento contará com a explicação da professora sobre o tema, além da participação do coordenador da Cinemateca Digital Bauruense, professor Rene Rodrigues Lopez, que irá mostrar o importante e gratuito espaço das produções audiovisuais locais, a Cinemateca Digital Bauruense. Também trará a participação do produtor audiovisual, professor da Unesp e pesquisador Bruno Jareta, discutindo sobre a importância do Audiovisual para a diversidade. E, fechando a manhã, a YouTuber e aluna do curso de produção Audiovisual da FIB, Lorena Reginato, apresentadora do canal Careca TV, irá contar um pouco de sua experiência e a importância do Audiovisual em sua vida.

SERVIÇO
Contato pelo Whats 19 9 9722.2243 ou pelo e-mail vl.cardoso@unesp.br

Comentários

Comentários