OPORTUNIDADE

Bauru recebe Caravana Jovem Aprendiz Paulista para mobilizar pequenos negócios da região

Por |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Juliana Cardoso, destaca o forte apelo social do projeto
Secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Juliana Cardoso, destaca o forte apelo social do projeto

A cidade de Bauru recebe, nesta terça-feira (5), nova edição da Caravana Jovem Aprendiz Paulista, ação que visa mobilizar e apresentar aos micro e pequenos empresários as vantagens na contratação de aprendizes. O evento será realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Bauru (Acib) e contará com a participação da secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP, Juliana Cardoso, a prefeita de Bauru, Suéllen Rosim, e o Presidente da ACIB, Paulo J. Aiello, entre outras autoridades.

Representantes de instituições parceiras, como Sebrae, Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon), Jucesp, entre outras entidades, participam do evento, que é realizado em parceria com a Acib.

“O grande desafio é a gente chegar até esses empresários para que eles conheçam os benefícios de aderir ao programa. Além dessas vantagens, há um forte apelo social envolvido, pois o apoio das micro e pequenas empresas vai contribuir diretamente na transformação do futuro do jovem que busca uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho”, afirma a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Juliana Cardoso. “O Jovem Aprendiz Paulista tem esse objetivo: o de oferecer a primeira chance de trabalho, mas sempre atrelado aos estudos, gerando dignidade, conforme diretriz do governador Tarcísio de Freitas.”

Segundo dados da Junta Comercial do Estado (JUCESP), mais de 79 mil pequenos negócios da região de Bauru podem aderir ao Jovem Aprendiz Paulista, pois são classificados como “ME” (Microempresa) ou “EPP” (Empresas de Pequeno Porte).

Os empreendedores presentes contarão com apoio técnico para o cadastramento de suas vagas e poderão conhecer a plataforma de intermediação de mão de obra georreferenciada que identifica os jovens mais próximos do endereço das empresas interessadas. Ao priorizar essa proximidade entre empresa e aprendiz, a iniciativa fomenta a economia local, amplia a conexão entre empreendedores e a comunidade, além de reduzir custos com transporte e tempo de deslocamento.

O Jovem Aprendiz Paulista é um programa inédito coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos. Diferentemente do programa nacional que foca nas médias e grandes empresas, o Jovem Aprendiz Paulista é específico para os micro e pequenos negócios. Ao todo, são 60 mil oportunidades para estudantes matriculados na rede pública de ensino. Para se inscrever e cadastrar as vagas de trabalho, basta acessar o site http://www.jovemaprendiz.sp.gov.br.

O contrato de trabalho pode chegar a 24 meses, com remuneração mensal custeada pelo empregador de até R$ 917,59, com base no salário-mínimo/hora e de acordo com os períodos de expediente e treinamento. A jornada dos aprendizes será de quatro dias de trabalho, com carga horária diária de quatro a seis horas, e um dia exclusivo para capacitação online. Desde o início da jornada, os responsáveis pelos jovens recebem notificações do programa e acompanham todo o processo. O treinamento será garantido pelo Governo de São Paulo, inclusive com aulas de preparação comportamental e postura em ambiente de trabalho.

Comentários

Comentários