Um levantamento inédito sobre os moluscos que habitam o Brasil, liderado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), já catalogou 3.552 espécies de moluscos que habitam o Brasil. O mapeamento compõe o Catálogo da Vida, projeto que irá compilar a biodiversidade do país.
Sob a coordenação do pesquisador colaborador do DBA (Departamento de Biologia Animal) do IB (Instituto de Biologia) da Unicamp Fabrizio Machado, estão mais de 30 pesquisadores de 25 instituições. No levantamento, será possível encontrar informações sobre todas as espécies da fauna, flora, microrganismos, fungos e fósseis já registradas no território nacional.
Apesar de o continente sul-americano ser formado por países que abrigam uma grande biodiversidade, o Brasil é o único com uma catalogação completa da fauna e da flora. Uma das principais razões da importância desse mapeamento, segundo Machado, é embasar planos de conservação. “Só conservamos aquilo que conhecemos. Isso já é um clichê na biologia da conservação e é verdade. Não há como propor um plano de conservação se não conhecermos as espécies”, afirmou.
Em 2015, conta, cientistas reunidos no Congresso de Zoologia decidiram começar um levantamento do reino animal, já que à época existia apenas o catálogo que reunia informações sobre as plantas. Mais de 500 zoológos se uniram para o trabalho, que utilizou o mesmo formato de plataforma já existente para a flora.
Em relação aos moluscos, segundo o biólogo, já havia levantamentos, porém dispersos e, em parte, desatualizados. “Compilamos e atualizamos a parte taxonômica do catálogo, reunindo pela primeira vez todas as espécies de moluscos marinhos, terrestres e de água doce em uma única publicação. Fomos lapidando tudo até chegar às 3.552 espécies válidas do Brasil. É a fotografia mais recente de moluscos do país, cuja atualização é feita em tempo real.”
Essa primeira compilação sobre os moluscos deu origem ao artigo “How many species of Mollusca are there in Brazil? A collective taxonomic effort to reveal this still unknown diversity” (Quantas espécies de Mollusca existem no Brasil? Um esforço taxonômico coletivo para revelar essa diversidade ainda desconhecida), aceito para publicação pela revista Zoologia. Contudo, desde a finalização do artigo até o momento, mais de 20 espécies já foram acrescentadas ao levantamento, evidenciando o caráter dinâmico do trabalho.
O Catálogo da Vida tem grande importância científica, servindo de base para diversas pesquisas, mas vai além disso. Será útil também a órgãos de fiscalização do Estado brasileiro. Fiscais nas alfândegas e em outras operações poderão utilizar a base de dados para a identificação das espécies. Dessa forma, poderão reconhecer animais ameaçados, cuja venda e transporte são proibidos, destacam os pesquisadores.
Atualmente, o CTFB está passando por uma reformulação para possibilitar a inserção de novos da- dos, como fotografias, e dar um design mais atual. Já o Catálogo da Vida, ainda em construção, irá contar com a participação de mais de mil pesquisadores e reúnirá as mais de 125 mil espécies de animais e cerca de 50 mil de plantas e fungos no país.