A Polícia Militar (PM) de Bauru prendeu, na madrugada desta terça-feira (15), pouco depois da meia-noite, um homem de 22 anos que havia invadido uma casa desocupada na Vila Falcão para furtar fiação elétrica. Um vizinho, com a ajuda de um vigilante, capturou o suspeito até a chegada do efetivo.
Segundo o registro policial, um morador próximo se comprometeu a cuidar da casa que, nos últimos dias, estava vazia. E cumpriu a promessa: assim que ouviu barulhos na residência ao lado, foi em direção ao endereço, munido com a chave do portão, e pediu auxílio para o vigilante noturno do bairro. Ambos entraram no imóvel. No interior dele, avistaram o indivíduo pulando o muro e correndo para a rua.
Ainda segundo o boletim de ocorrência, como o suspeito saltou de uma altura de três metros, machucou o pé, facilitando para o vigilante alcançá-lo e rendê-lo algumas quadras adiante. O acusado, que não teve tempo de finalizar o furto, prestou depoimento na Polícia Civil e permaneceu detido.
Embora neste caso o proprietário da residência não tenha ficado no prejuízo, para vários outros o desfecho de ocorrências da mesma natureza doeu no bolso. Tanto que muitos donos de imóveis disponíveis para locação deixaram de afixar a placa de 'aluga-se' no endereço, conforme imobiliárias e policiais relataram à reportagem.
Isso porque temem que criminosos entrem na residência para furtar qualquer liga metálica, torneiras e até mesmo espelhos de tomada. Para evitar o desgosto, algum investimento é necessário por parte do morador, pondera o delegado Alexandre Protopsaltis, coordenador do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Central de Polícia Judiciária (CPJ).
Ele recomenda, por exemplo, um circuito de monitoramento, que também ajuda a identificar os responsáveis, caso o delito seja cometido. Como é de conhecimento geral, deixar a luz acesa durante o dia em um imóvel vazio também pode alertar os que cometem furto por ocasião. Por essa razão, a orientação é instalar lâmpada com temporizador ou com sensor de presença, finaliza o delegado.
A expectativa é de que ocorrências de furto e roubo diminuam na cidade a partir do Projeto de Lei aprovado pelo Legislativo local, que cria regras mais duras contra a receptação de materiais metálicos como fios de cobre. Agora, resta a sanção da prefeita Suéllen Rosim (PSD).
Comentários
1 Comentários
-
Celina Pires da Silva Peixoto 15/08/2023Daqui uns dias estará solto e continuará a roubar porque à polícia prende e a justiça solta e quem paga a conta é o cidadão de bem!