ORGANIZAÇÃO

Documentos pessoais e domésticos

Por Lisia Vargas |
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo pessoal
É importante ter pastas de documentos vitalícios para cada integrante da família, devidamente identificadas
É importante ter pastas de documentos vitalícios para cada integrante da família, devidamente identificadas

A organização de documentos não foge à regra dos princípios fundamentais da Organização. Planejamento, Descarte, Categorização, Identificação e Manutenção.

 É uma das principais áreas que precisamos atualizar, as contas e documentos. Não é um tema muito prazeroso para muitas pessoas, percebi ao longo dos meus anos de profissão, porém, absolutamente necessário.

Desfazer e jogar fora o que podemos, e arquivar somente o que é necessário. Toda a papelada que for descartada deve-se ter uma atenção especial com os dados pessoais, de preferência passar por uma picotadeira.

Para cada rotina e cada família deve-se desenvolver o método mais adequado, mas aqui vão algumas dicas que podem facilitar muito o seu dia a dia.

> Priorize um local para guardar toda a papelada; contas, cartões, exames médicos importantes e documentos. O “seu” Home Office, não importa o tamanho, pode ser um cômodo inteiro, um armário, uma escrivaninha ou só um gaveteiro. O importante é ser bem prático e organizado.

> Você pode utilizar pastas em cores diferentes (cores são excelentes categorizadores visuais). Gosto muito de arquivos com pastas suspensas. Ex: uma cor para o imóvel, outra para o carro...

> Crie pastas de documentos vitalícios para cada integrante da família, devidamente identificadas. As ideais são as pastas rígidas, elas não deformam com o tempo, a durabilidade é muito maior. Mas podemos utilizar as pastas de elástico. DICA: no caso das de elástico vire essas pastas do lado do avesso, pois a textura não permite que as etiquetas permaneçam coladas.

Hoje em dia, as contas já são pagas online, o que diminuiu muito o volume da papelada. Nesses 13 anos de profissão essa foi uma área que evoluiu assustadoramente. O famoso “Arquivo Morto”, está sendo praticamente extinto. Para orientação do tempo de arquivamento de contas e docs existem alguns sites de pesquisa, mas, durante esse período de transição do papel para o digital é importante ter atenção redobrada.

No início de um novo ano, você pode requerer a sua “Declaração anual de débitos”, para algumas contas, assim você ficará com um arquivo/documento apenas. O prazo para requerer e receber essa declaração é até o mês de maio.

Comentários

1 Comentários

  • Orlando Lopes 21/08/2023
    parabens pela matéria,