COLUNISTA

Elias

Por Hugo Evandro Silveira | 22/07/2023 | Tempo de leitura: 4 min

Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril

O profeta Elias foi uma figura importante no Antigo Testamento da Bíblia. Ele é considerado um dos principais profetas do judaísmo e também é reconhecido em outras religiões abraâmicas, como o cristianismo e o islamismo. Elias viveu aproximadamente no nono século a.C., durante o reinado dos reis Acabe e Acazias, em Israel. Ele ficou conhecido por ser um profeta corajoso e temente a Deus. Sua história é relatada principalmente nos livros de 1 Reis e 2 Reis, no Antigo Testamento. Entre algumas das principais ações e eventos associados ao profeta Elias, encontramos o confronto com o rei Acabe e a rainha Jezabel. Elias repreendeu Acabe e Jezabel por sua idolatria, adultério e injustiças. Elias também profetizou uma grande seca sobre Israel como punição divina pela apostasia do povo. Sob a unção de Deus, Elias realizou vários milagres, incluindo a multiplicação da farinha e do azeite para uma viúva e seu filho, e a ressurreição do filho da mesma viúva. Elias também desafiou os profetas do deus Baal no monte Carmelo, a fim de provar quem era o único e verdadeiro Deus. Naquela ocasião, Elias orou e o Altíssimo enviou fogo do céu, consumindo o sacrifício no altar, demonstrando que Yahweh (Deus de Israel) era o Deus único e verdadeiro. No final de sua vida, Elias foi levado aos céus em um redemoinho, sem passar pela morte física; o profeta experimentou ascensão aos céus. Seu discípulo, Eliseu, recebeu seu manto e continuou o seu ministério profético em Israel.

Elias é frequentemente mencionado em várias tradições religiosas como um símbolo de retidão, coragem e fidelidade a Deus. Ele também é lembrado como um dos profetas que apareceu junto com Moisés durante a Transfiguração de Jesus, no Novo Testamento. Sua vida e ministério continuam sendo uma fonte de inspiração e testemunho de caráter e fidelidade a Deus, até os dias de hoje.

Mas Elias também passou por momentos de depressão. Por exemplo, esse homem de Deus experimentou a solidão, como vemos em duas ocasiões mencionadas em 1 Reis 19.10 e 19.14. Essa sensação de isolamento é algo que também enfrentamos em nossa vida, quando nos sentimos desamparados e sem o apoio que esperávamos. Até mesmo Jesus enfrentou essa situação no Jardim do Getsêmani, conforme profetizado por Isaías: "Eu andei sozinho no lagar, e ninguém entre os povos esteve comigo" (Isaías 63.3).

Além da solidão, em determinado momento de sua vida o profeta também se viu como um fracassado. Ele chegou a dizer: "Senhor, basta, por favor, tire a minha vida" (cf. 1 Reis 19.4). Mesmo tendo êxito, derrotando os falsos profetas de Acabe e Jezabel, Elias sentiu-se como um inútil, desejando a morte. A exaustão tomou conta desse homem (1 Reis 18.46) quando enfrentou uma severa batalha, ao ponto de ter que contar com o amparo do Senhor. Quantas vezes também não nos sentimos exaustos, estressados, desejosos de abandonar a caminhada. Ainda que tenhamos alcançado vitórias na vida, muitas vezes nos sentimos mentalmente esgotados e desanimados. E conforme registrado em 1 Reis 19.10,14, Elias também corria perigo; a rainha Jezabel o ameaçava de morte. Quanto a nós, talvez não corramos o risco de perder a vida por ameaças de terceiros, mas a presença de perigos generalizados, decorrentes da vida moderna, nos desestabiliza emocionalmente.

No entanto, Deus tratou Elias com amor e compreensão. Assim como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor também se compadece daqueles que o temem. Deus sabia da fragilidade do profeta e não o abandonou em sua fraqueza. Em vez disso, Deus providenciou sustento, descanso, proteção, força, saúde, ânimo. Diz a Bíblia que, no monte Horebe, Elias pode sentir a presença regeneradora do Senhor sobre si. Naquela experiência com o Deus Eterno, o profeta superou sua depressão. Elias foi um grande exemplo de superação.

Hoje, sob a graça de Cristo, Deus não nos leva ao Horebe quando estamos abatidos, mas ao Calvário, onde ali podemos experimentar um relacionamento profundo e genuíno com Ele. Em nossos momentos de depressão, levados ao Calvário, Cristo providencia a nós sustento, descanso, proteção, força, saúde, ânimo, restauração. Somos encorajados a perseverar mesmo diante das dificuldades, das lutas, desânimos e até o desespero. Deus renova, restaura e nos cura, proporcionando-nos uma visão clara do caminho no qual Ele deseja nos guiar. Foi assim com o grande Elias. Será assim conosco. Há muito a ser feito, e Ele nos capacitará para cumprir os planos que tem para nós.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.