A primeira impressão é a que fica. Se você não concorda, saiba que essa constatação é resultado de estudos em comportamento humano que demonstram que a primeira leitura que uma pessoa tem da outra se baseia 55% em sua aparência e ações. Traduzindo isso para o ambiente corporativo, podemos dizer que a Imagem Pessoal dos profissionais gera um forte impacto na percepção que se tem sobre a empresa. Atualmente, companhias com ambientes mais formais tem seu Dress Code, um guia para orientar sobre comportamento e vestuário.
Para acertar na escolha e se sentir bem, o melhor mesmo é optar por peças confortáveis e que tenham um toque da sua personalidade. Além de respeitar seu estilo, você acrescenta um certo charme, que vai fazer a diferença. Com o suporte das técnicas da Consultoria de Imagem e Estilo fica simples identificar os níveis de formalidade do guarda-roupa profissional, quais os sabotadores de imagem e a postura profissional contemporânea. Vamos conversar mais sobre isso?
Para arrasar no trabalho
Escolher o “look nosso de cada dia” não é uma tarefa fácil, principalmente quando não temos as peças certas e adequadas.
Antes de se vestir para o trabalho, pergunte a si mesma qual é a imagem que você quer passar naquele determinado dia; com quais clientes você irá se encontrar/reunir e lembre-se se haverá reuniões importantes ou atendimentos mais casuais. Portanto, você precisará de conforto, elegância ou modernidade?
Na frente do espelho, comece sempre pela parte de baixo (calça ou saia). É ela que guiará seu look. Depois, escolha a parte de cima. Em seguida, a terceira peça (sempre que puder acrescentá-la em seu look de trabalho). E, por fim, aposte nos acessórios. Veja o “manual” que eu preparei com carinho sobre looks para o trabalho.
Terceira peça
O uso da chamada terceira peça pode fazer um verdadeiro milagre na sua produção, deixando-a muito mais moderna e criativa. Ela é peça fundamental em seu guarda-roupa, pois é capaz de fazer o seu visual muito mais interessante.
Pode ser um blazer combinado com um jeans escuro e uma “t-shirt cool”, em uma sexta-feira casual, por exemplo.
Que tal um tricô por cima de uma camisa branca com uma calça em tom terroso? É ideal para uma terça-feira aconchegante.
Use um echarpe por cima de um pretinho básico com um cinto-faixa por cima para esticar uma noitada depois do trabalho, ou um maxi-colar combinado com uma blusa fluida e uma saia midi preta em uma “segundona brava”.
Maquiagem
Quando usada de forma adequada, ela é considerada uma ferramenta para melhorar a aparência, subir na carreira, influenciar decisões na empresa e até aumentar a probabilidade de conseguir um emprego.
O que não pode faltar no guarda-roupa de uma profissional
- Blazer em tom neutro (azul marinho, preto, branco ou off white)
- Calça alfaiataria preta
- Camisa branca
- Acessórios que criam focos de atenção, como colares, brincos e echarpes
- Blusa fluída em tom neutro
- Calça jeans que vista bem (se a empresa for formal, não tem necessidade)
- Cinto em tom neutro
- Sapato preto ou nude
- Saia midi
- Suéter em tom neutro e decote V;
Quer mais uma dica? Aposte nesses itens, que além de adequados para o trabalho são extremamente versáteis! O blazer, por exemplo, será uma ótima pedida para um fim de semana, ao combiná-lo com um shorts jeans + t-shirt cool + tênis casual.
Vamos experimentar? Aposto que você vai se surpreender!