
O viaduto João Simonetti, no prolongamento da rua 13 de Maio, no Centro de Bauru, foi 'decorado' por dezenas de cartinhas. Cada envelope afixado na grade do dispositivo continha a palavra "Help" (ajuda, em inglês) e uma frase motivacional, com o objetivo de transmitir força e superação principalmente a pessoas que enfrentam depressão e problemas emocionais. A maioria das mensagens foi levada em menos de dois dias.
No local, uma das cartas lidas pela reportagem continha a seguinte frase: "Se você desistir agora, nunca saberá o que o futuro te guarda. Então, persista. Essa força está aí dentro de você". Em outra, dizia: "Motivação é o que te faz começar… Hábito é o que te faz continuar!".
A ação foi promovida pelo projeto Help, que tem o lema "Não te julgo, te ajudo!". A instituição foi criada em 2017, para auxiliar jovens que têm depressão, ansiedade, desejo de automutilação e de suicídio. Em seu site oficial, consta que, neste período, cerca de 250 mil pessoas já foram alcançadas, sendo que já foram distribuíram mais de 5 milhões de cartinhas motivacionais gratuitas pelo País.
O projeto também realiza, por meio de seus voluntários, palestras em escolas e universidades para incentivar a revitalização do ambiente educacional, com foco na saúde mental e no combate ao cyberbullying, bem como promove auxílio emocional com escuta qualificada no "Cantinho do Desabafo", espaço seguro para as pessoas desabafarem sobre seus conflitos.
O trabalho da instituição pode ser acompanhado pelo Instagram (@help.fju) e pelo Facebook (facebook.com/helpfju). O "Cantinho do Desabafo" também funciona pelo telefone (11) 4200-0034.
Larissa Bastos
"Não te julgo, te ajudo!": frase de uma das dezenas de cartas com textos motivacionais afixadas no João Simonetti