A Prefeitura de Bauru inaugurou, nesta quarta-feira (12). o Ecoponto Jardim Europa/Parque das Nações. O Ecoponto, que fica no cruzamento das ruas Armando Pieroni e Barra Bonita, foi construído pela empresa Franzolin Engenharia, como contrapartida de um empreendimento na região.
Este é o nono Ecoponto de Bauru, e atenderá, principalmente, a região do Jardim Europa, Jardim América, Jardim Estoril, Parque das Nações, Vila Zillo, Vila Aviação, e os condomínios Shangrilá, Samambaia, Paineiras, Villaggios, entre outros.
Os Ecopontos foram criados pela Prefeitura de Bauru para que a população faça o descarte correto de materiais inservíveis, como móveis e eletrodomésticos velhos, pneus, materiais recicláveis, madeira, pequenos volumes de restos de material de construção, pequenos volumes de restos de poda e galhos.
O Ecoponto do Jardim Europa/Parque das Nações já começou a funcionar nesta quarta-feira. Assim como os demais, o funcionamento será de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, e aos domingos e feriados das 8h às 16h. A Emdurb faz o gerenciamento desses espaços.
Para a prefeita de Bauru, Suéllen Rosim, a abertura de um novo Ecoponto mostra o compromisso com o meio ambiente. "A implantação deste Ecoponto foi uma contrapartida de empreendimento, o que permitiu dar mais agilidade na construção. O município e a iniciativa privada devem atuar como parceiros para que a gente tenha uma Bauru cada vez melhor. E, além disso, é mais uma forma da população ter onde descartar adequadamente os materiais inservíveis, respeitando o meio ambiente e evitando a proliferação de doenças. Queremos mais para a frente entregar outros Ecopontos em Bauru", afirma.
A secretária do Meio Ambiente, Gislaine Magrini, também falou sobre a importância dos Ecopontos. "Em todos os nossos Ecopontos recebemos um grande volume de materiais, contribuindo com o meio ambiente para uma destinação adequada de resíduos. Pedimos a toda a população que use os Ecopontos, evitando descartar materiais em vias públicas, terrenos ou áreas verdes. A destinação incorreta de materiais, além de causar poluição, é um crime ambiental, com possibilidade de multa", lembra.
A empresa Franzolin Engenharia foi representada pelo diretor Antônio Ribeiro e pelo arquiteto Lincoln Oliveira. "A entrega da obra é uma contribuição para que mais pessoas possam fazer o descarte correto de materiais", disse Oliveira.