
A febre geralmente é o aumento temporário da temperatura do corpo em resposta a uma infecção ou outra doença. Ela é um indicativo de que o organismo está combatendo um agressor. Em alguns casos, é necessário procurar ajuda médica para tratar esse sintoma e descobrir a causa. Mas você sabe a partir de quantos graus é considerado febre?
A temperatura corpórea considerada normal varia entre 36ºC e 37,2ºC. Geralmente, ela é mais baixa pela manhã e mais alta no fim da tarde ou à noite. Para caracterizar a febre, os médicos estabelecem três níveis: febrícula (de 37,3ºC a 37ºC), febre (de 37,8ºC a 38,9ºC) e febre alta (a partir de 39ºC).
No entanto, existem outras situações que podem elevar momentaneamente a temperatura corporal, como o ciclo menstrual de uma mulher, atividade física, clima quente, vacinas, dentes nascendo em crianças, emoções fortes, alimentação, roupas pesadas e medicamentos. Por isso, é importante reconhecer outros sintomas que, em geral, acompanham uma febre causada por doença ou infecção. Entre eles estão suor, calafrios e tremores; dor de cabeça; dores musculares; perda de apetite; irritabilidade; desidratação e fraqueza.
Medir a temperatura da maneira correta é fundamental para diagnosticar uma febre. A forma certa de fazer isso é com um termômetro digital ou de vidro. Para esses dois modelos, é recomendado colocar a ponta metálica nas dobras das axilas e aguardar com o braço imóvel até que o termômetro apite, se for um equipamento digital, ou cinco minutos para termômetros analógicos. O ideal é fazer essa medição três ou quatro vezes por dia.
Se a febre for leve e o corpo não manifestar outros sintomas, normalmente não precisa de tratamento. A recomendação é apenas ingerir líquidos e descansar. Se houver maior desconforto, podem ser utilizados medicamentos como antitérmicos ou antipiréticos, mas, nesse caso, somente após consultar um médico, já que alguns remédios são contraindicados para determinadas infecções, como o ácido acetilsalicílico, nos casos de dengue e de certas infecções virais em crianças.
SEM REMÉDIOS
Medidas não medicamentosas que podem ajudar a baixar a febre. Algumas delas são remover o excesso de roupas, usar uma camada de roupa leve e um cobertor leve é suficiente; deixar o quarto em uma temperatura confortável, não muito quente nem frio; tomar banho morno; beber bastante líquido.
QUANDO IR AO MÉDICO
Embora a febre seja uma reação natural do organismo, dependendo da intensidade e duração, é necessário procurar ajuda médica
* Bebês com menos de 3 meses que apresentem temperatura acima de 37,5ºC e abaixo de 35ºC
* Bebês com mais de 3 meses com temperatura superior a 39ºC ou se a febre vier acompanhada de choro persistente e irritabilidade extrema
* Crianças de até 2 anos com febre persistente por mais de 24 horas
* Idosos com febre persistente por mais de 48 horas
* Pessoas de qualquer idade com febre acima de 40ºC
* Se houver sintomas como sonolência, respiração irregular, dor no pescoço, confusão mental, erupção cutânea, com manchas roxas, dor de ouvido (criança puxando a orelha), dor de garganta que persiste, vômito, diarreia e dor ou ardência ao urinar.