Com o objetivo de cuidar de quem cuida, o Hospital de Base de Bauru, sob gestão da Famesp, acaba de implementar um programa permanente de qualidade de vida para seus mais de 1.200 trabalhadores. A proposta abrange diversas áreas e busca atender às demandas dos funcionários, a partir da oferta de terapias de cura energética, cuidados nutricionais e de enfermagem para prevenção e controle de doenças crônicas, atividades de promoção à saúde e bem-estar, como fisioterapia, além de dança do ventre e xadrez.
O programa tem como base a política de humanização já praticada no hospital, que busca "cuidar de quem cuida", informa a assessoria de imprensa. "Focamos no resgate de sugestões da medicina integrativa com as práticas holísticas e novas ideias de práticas saudáveis, como as ofertadas nesse programa, com a preocupação de restabelecer um ambiente harmonizado, com uma equipe fortalecida e um olhar centralizado nas pessoas, principalmente após os reflexos deixados pela pandemia", conta a diretora administrativa da unidade, Roberta Fiuza Ramos.
Uma das terapias oferecidas é a cura prânica e o reiki, que atuam nos chakras, os centros de energia vital do corpo. Elas visam promover o equilíbrio físico e mental dos trabalhadores da saúde, ajudando-os a lidar com os impactos emocionais do ambiente hospitalar. Ambas são reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
MEMÓRIA
Além das terapias, o programa também inclui aulas de dança do ventre, que promovem autoconhecimento, e aulas de xadrez, que exercitam a memória, estimulam a concentração e o pensamento crítico. Esta última atividade é oferecida quinzenalmente, aos sábados, pelo orientador Aristides Júnior, funcionário do hospital, com apoio do Flipper Lanches de Bauru.
De acordo com a assistente social Fernanda Aparecida Fernandes Murakami, idealizadora do projeto de qualidade de vida no hospital, a proposta visa transformar cada colaborador em um parceiro em busca de melhorias permanentes em si mesmo, nos relacionamentos, na qualidade de atendimento e na comunicação interpessoal. "Todas as ações foram pensadas para que os colaboradores se sintam acolhidos durante sua rotina, melhorando a satisfação no ambiente em que trabalham e, consequentemente, aprimorando seu desempenho profissional", frisa.
O programa conta com a participação de profissionais como assistentes sociais, nutricionistas, enfermeiros, médicos do trabalho, fisioterapeutas e terapeutas integrativos, que trabalham em conjunto para oferecer cuidado, atenção e escuta aos colaboradores do hospital.