BAURU

Arraiá: shows aéreos começam sábado e Esquadrilha da Fumaça será no domingo

Céu bauruense será palco de 15 horas de apresentações de aeronaves neste final de semana, no tradicional Arraiá Aéreo

10/06/2023 | Tempo de leitura: 4 min

Marcele Tonelli/JC Imagens

Público presente no Arraiá Aéreo poderá contemplar várias apresentações de aeronaves no céu neste final de semana, assim como em 2022
Público presente no Arraiá Aéreo poderá contemplar várias apresentações de aeronaves no céu neste final de semana, assim como em 2022

O céu de Bauru será palco, neste final de semana, de várias apresentações de aeronaves durante o tradicional Arraiá Aéreo - Inspirando Gerações, que, em 2023, chega a sua 8.ª edição. Neste sábado (10), as performances nas alturas começam por volta das 9h, enquanto no domingo (11), o show da Esquadrilha da Fumaça, que é um dos mais aguardados, está previsto para as 16h (veja a programação no quadro ao lado). Segundo a Fundação Astronauta Marcos Pontes (AstroPontes), que promove o evento, os horários das atrações podem ser alterados sem aviso prévio.

Serão quase 15 horas de apresentações com demonstrações de voos, shows com acrobacias no céu, aeromodelismo e exposições de aeronaves. Estão confirmados os helicópteros Pelicano da Polícia Civil, Águia da Polícia Militar e Pantera do Exército Brasileiro, o grupo de aeronaves anfíbias Petrel (Esquadrilha Pato), as históricas aeronaves PT-19 e T-6 Texan, Esquadrilha Céu (a mesma que se apresentou no ano passado), Aeronave Decathlon e Acro Sport 2 da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea.

No caso da Esquadrilha da Fumaça, o show terá aproximadamente 50 acrobacias durante 35 minutos, contando com sete pilotos em sete aeronaves. O grupo, que tem 70 anos de história, acumula mais de 4 mil demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países.

Também haverá simulação de combate a incêndio florestal com a aeronave agrícola Air Tractor, avião de acrobacia RV-8, aeronave de caça F-5 Tiger e o avião de transporte C-105 Amazonas, ambos da Força Aérea Brasileira (FAB), aeromodelos, dezenas de aeronaves visitantes e planadores do Aeroclube de Bauru, entre outras atrações.

Os visitantes ainda poderão aproveitar o Balão Cativo, um voo estático panorâmico, com vista aérea para todo o evento, a partir das 18h deste sábado.

Este ano, o esquema especial de segurança operacional das apresentações aéreas, com base na legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foi coordenado pelo Coronel João Siqueira, ex-integrante da Esquadrilha da Fumaça.

OUTRAS ATRAÇÕES

Além das apresentações das aeronaves, as mais de 100 mil pessoas esperadas nos dois dias de evento também poderão contemplar várias ações em solo, como exposições, atividades ligadas à aviação, educação, ciência e tecnologia, bem como de festa junina, com as tradicionais barracas de comidas típicas, brincadeiras e atrações artísticas (veja mais no quadro acima). O próprio astronauta Marcos Pontes, atual senador, estará presente.

As quadras 19 a 24 da alameda Octávio Pinheiro Brisolla estarão interditadas no sentido Duque Caxias-Aeródromo, enquanto o sentido contrário terá inversão em sua mão de direção e proibição de estacionamento.

As linhas de ônibus "Andorfato/Eldorado-Aeroclube" e "Santa Fé-Cidade Universitária" terão desvios de itinerários. Informações: emdurb.com.br.

Uma novidade neste Arraiá Aéreo é o estande do Jornal da Cidade/JCNET, que marca presença como um dos apoiadores do evento desde sua primeira edição. O espaço estará aberto ao público durante toda a festa e disponibilizará as edições impressas mais recentes do JC para quem quiser se atualizar com notícias de Bauru e região gratuitamente. O local tem como objetivo aproximar o JC/JCNET de seus anunciantes, leitores e também de autoridades, e conta com apoio das empresas CRP Produções, Dedebru e Dora Móveis e Tendas.

O estande ficará atrás da réplica da cápsula que trouxe o astronauta Marcos Pontes. O item que relembra este fato histórico, inclusive, também estará aberto para visitação durante o Arraiá.

SERVIÇO

O 8.ª Arraiá Aéreo - Inspirando Gerações será neste sábado (10), das 14h às 20h, e no domingo (11), das 9h30 às 20h, no Aeroclube, na alameda Octávio Pinheiro Brisolla, 19-120. Algus shows aéreos poderão ser vistos antes.

Os portões abrirão no sábado, às 13h30. E serão quatro para entrada do público: portaria 1, na rua Araújo Leite (secretaria do Aeroclube); portaria 2, pela Octávio Pinheiro Brisolla, onde fica o monumento do Astronauta; portaria 3, também pela Pinheiro Brisolla, na quadra 25, próximo à Infraero; e portaria 4, pela mesma via, onde será o estacionamento oficial de veículos do evento, que pode ser acessado pelo portão da Nav Brasil, ao lado da portaria 3, e é pago. Os motoristas devem ficar atentos às interdições de trânsito (leia mais abaixo).

A entrada na festa é gratuita, porém, solidária, sendo solicitada a doação voluntária de 1 quilo de alimento não perecível, 1 quilo de ração para pet ou a doação de R$ 10,00 por pessoa. Cerca de 45 instituições filantrópicas de Bauru e região serão beneficiadas com os donativos arrecadados. Em 2022, foram doadas 47 toneladas de alimentos.

Pessoas com deficiência terão estacionamento reservado em frente ao acesso principal (atrás da banca de revista). Será necessário a credencial de vaga especial.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.