EM BAURU

Arraiá Aéreo será neste final de semana

Evento vai contar com shows aéreos, exposições científicas e atrações artísticas

09/06/2023 | Tempo de leitura: 4 min

A Fundação Astronauta Marcos Pontes (AstroPontes) promove, neste final de semana (10 e 11), o tradicional Arraiá Aéreo - Inspirando Gerações
A Fundação Astronauta Marcos Pontes (AstroPontes) promove, neste final de semana (10 e 11), o tradicional Arraiá Aéreo - Inspirando Gerações

A Fundação Astronauta Marcos Pontes (AstroPontes) promove, neste final de semana (10 e 11), o tradicional Arraiá Aéreo - Inspirando Gerações, que chega a sua 8ª edição. O evento, que é um dos maiores do Brasil e acontece no Aeroclube de Bauru, vai contar com shows aéreos (durante todo o evento e sem horário fixo), apresentação da Esquadrilha da Fumaça, a partir das 15h de domingo, exposições, atividades ligadas à aviação, educação, ciência e tecnologia, além de festa junina, com as tradicionais barracas de comidas típicas, brincadeiras e atrações artísticas. O próprio astronauta Marcos Pontes, atual senador, estará presente.

A cada edição, o Arraiá Aéreo bate recorde de público, chegando a mais de 100 mil pessoas, informa a assessoria de imprensa do evento. Para o presidente da AstroPontes, Edson Mitsuya, a expectativa para este ano é ainda maior. "É um evento tradicional. A região toda fica ansiosa e estamos empenhados e preparando o Arraiá Aéreo com todos os cuidados e com uma infraestrutura que consiga proporcionar conforto aos que estarão aqui", conta.

A entrada é solidária, com a doação de 1 kg de alimento não perecível, 1 kg de ração para pet ou doação de R$ 10,00. Cerca de 45 instituições filantrópicas serão beneficiadas com os donativos que forem arrecadados.

ENTRADAS

Serão quatro portões para entrada do público: um na rua Araújo Leite (secretaria do Aeroclube de Bauru); outro pela Octávio Pinheiro Brisolla, onde fica o monumento do Astronauta; o terceiro também pela Octávio Pinheiro Brisolla, mas na quadra 25, próximo à Infraero e o quarto, pela mesma via. No entanto, neste último caso, trata-se do estacionamento oficial de veículos do evento, que pode ser pode ser acessado pelo portão da Nav Brasil, ao lado da portaria 3, e é cobrado.

ESQUADRILHA

Uma das atrações mais aguardadas pelo público é a Esquadrilha da Fumaça, que confirmou participação neste ano e se apresentará no domingo (11), a partir das 15h. Ela conta com mais de 4 mil demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países.

ATRAÇÕES AÉREAS

Serão quase 15 horas de atrações com demonstrações de voos, apresentações com acrobacias no céu, aeromodelismo e exposições de aeronaves, que acontecerão durante todo o evento, sem horários fixos, informa a assessoria de imprensa. Estão confirmados os helicópteros Pelicano da Polícia Civil, Águia da Polícia Militar e Pantera do Exército Brasileiro, o grupo de aeronaves anfíbias Petrel (Esquadrilha Pato), as históricas aeronaves PT-19 e T-6 Texan, Esquadrilha Céu, Aeronave Decathlon, Acro Sport 2 da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea.

Também haverá simulação de combate a incêndio florestal com a aeronave agrícola Air Tractor, avião de acrobacia RV-8, aeronave de caça F-5 Tiger e o avião de transporte C-105 Amazonas, ambos da Força Aérea Brasileira (FAB), aeromodelos, dezenas de aeronaves visitantes e planadores do Aeroclube de Bauru, entre outras atrações.

BALÃO CATIVO

O visitante vai poder aproveitar o Balão Cativo, um voo estático panorâmico, com vista para todo o evento, a partir das 18h de sábado. Para as apresentações aéreas, um esquema especial de segurança operacional foi organizado. Neste ano, essa parte será coordenada pelo Coronel João Siqueira, ex-integrante da Esquadrilha da Fumaça.

"Para a realização de um evento deste porte, precisamos nos adequar às legislações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), fazer as devidas divulgações oficiais de controle do espaço aéreo e coordenar todos os pilotos e as atividades aéreas que aconteceram durante o evento", enfatiza.

TRÂNSITO

A partir deste sábado (10) a Emdurb, por meio do Grupo de Operações de Trânsito (GOT), realizará intervenções viárias nos quarteirões 19 a 24 da alameda Octávio Pinheiro Brisolla para realização do 8º Arraiá Aéreo. As intervenções continuarão no domingo (11).

Os quarteirões 19 a 24, sentido avenida Duque Caxias-Aeródromo, serão interditados totalmente enquanto que o sentido Aeródromo-avenida Duque de Caxias, nos mesmos quarteirões, terão inversão em sua mão de direção e proibição de estacionamento.

As pessoas com deficiência terão estacionamento reservado em frente ao acesso principal (atrás da banca de revista). Será necessário o uso da credencial de vaga especial. O acesso de terra que liga a rua Chaim Mauad à avenida Odilon Braga (na cabeceira do Aeródromo) terá apenas um sentido, da rua Chaim Mauad para avenida Odilon Braga. A ideia é dar fluidez ao trânsito.

Com as interdições, algumas linhas do transporte coletivo terão desvios de itinerários, são elas: linha Andorfato / Eldorado - Aeroclube e linha Santa Fé - Cidade Universitária. Outras informações: https://www.emdurb.com.br/noticias/todos/49289?titulo=Trecho-da-alameda-Dr-Octavio-Pinheiro-Brisolla-estara-interditado-neste-sabado-e-domingo-para-realizacao-do-8o-Arraia-Aereo

SPACE DINNER 3

Uma noite repleta de conhecimento, inspiração e apoio à educação e desenvolvimento do Brasil, ao lado do astronauta Marcos Pontes e convidados especiais, como os próprios integrantes da Esquadrilha da Fumaça. É o que promete o jantar Space Dinner, que acontece nesta sexta-feira (9).

Na oportunidade, também haverá música ao vivo e palestras. O evento acontece no Buffet Mantovani. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site (https://www.sympla.com.br/evento/3-edicao-space-dinner-com-personalidades/1983588).

EVENTO

São patrocinadores solidários a GranPetro, Rodl e Partner, iDP2, Betta Global Partner, Marsil Atacadista, Unimed Bauru, Aonet, Unimar, Kobe Motos, Ancora e Kawasaki consórcios, Moinho Real / Conti Cola. Apoiam o evento a Prefeitura Municipal de Bauru, Emdurb, Emerson Construtor, Lokan, Truckvan, Palamin, Refrigás, Leme Lubrificantes, CRP eventos, Paschoalotto, Glautec, Senai, Sesc, Senat, Bauru Painéis, Bauru Outdoor, Jornal da Cidade, TOP Fm, TV Tem, Record TV Paulista, Band Paulista, Diário do Brasil Tv Preve e NAV Brasil.

Astronauta Marcos Pontes, atual senador, estará presente no Arraiá Aéreo, assim como no Space Dinner
Astronauta Marcos Pontes, atual senador, estará presente no Arraiá Aéreo, assim como no Space Dinner

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.